Durante o mês de agosto, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Dourados, por meio da Sala Rosa, desenvolveu uma série de atividades dentro da campanha Agosto Lilás, movimento nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Criada em 2022, a campanha marca o mês em que foi sancionada a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), considerada um marco na proteção e garantia dos direitos das mulheres no Brasil.
Em Dourados, a programação teve início com a abertura oficial da campanha e celebração dos 19 anos da Lei Maria da Penha. A vereadora e procuradora da Sala Rosa, Karla Gomes (Podemos), acompanhada da equipe técnica, a assistente social Piedra Roza e a advogada Aline Soares, participaram das ações que reforçaram a importância da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Palestras e conscientização
Ao longo do mês, a equipe da Sala Rosa esteve em escolas e universidades levando informação e diálogo. Nas Escolas Armando Campos Belo e Escola Municipal Agrotécnica Padre André, em parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher, foi iniciado um ciclo de palestras para jovens, destacando os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha e os mecanismos de proteção.
Já na Universidade Federal da Grande Dourados (FAIND/UFGD), a equipe técnica apresentou dados, leis e orientações sobre como identificar situações de violência, realizar denúncias e solicitar medidas protetivas online. O encontro também foi marcado pela troca de experiências com estudantes indígenas, fortalecendo vínculos essenciais para a proteção das mulheres.
A agenda do Agosto Lilás também incluiu participação em podcasts, como o Pierry Cast e o Habeas Cast, nos quais a procuradora Karla Gomes, e a presidente da Câmara, vereadora Liandra da Saúde (PSDB), e outras lideranças femininas debateram o funcionamento da Sala Rosa, os desafios das mulheres na política e a importância da rede de proteção.
Outra frente de atuação foi a realização de blitz educativas em parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher, Promuse, Agetran e Patrulha Maria da Penha. As ações ocorreram em locais como a empresa Inpasa, com o objetivo de dialogar com a população e conscientizar homens e mulheres sobre a violência doméstica e familiar.
Sala Rosa Itinerante
A assistente social Piedra Roza, responsável pelo acolhimento das mulheres na Sala Rosa, destacou que o mês de conscientização reforça o compromisso diário da Câmara com a proteção e o apoio às mulheres, um trabalho iniciado em 2023. Segundo ela, esse percurso agora ganha um novo passo com o projeto Sala Rosa Itinerante, que levará informações, orientações jurídicas e sociais, além de rodas de conversa, diretamente às comunidades, escolas e áreas rurais. “Queremos que o acesso à rede de proteção esteja cada vez mais próximo das mulheres que mais precisam, mostrando que elas não estão sozinhas. Acreditamos que a conscientização, quando acontece nos territórios, transforma realidades e salva vidas”, afirmou Piedra.
Apoio permanente
Embora concentradas em agosto, as ações reforçam que a luta contra a violência de gênero é permanente. “A Sala Rosa está localizada dentro da Câmara Municipal de Dourados, e permanece de portas abertas para acolher, orientar e direcionar mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirma a vereadora Karla Gomes.
Canais de denúncia e apoio em Dourados
- Sala Rosa – Procuradoria da Mulher: (67) 3410-0100
- Delegacia da Mulher: (67) 3421-1177
- Viva Mulher: (67) 2222-1852
- Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres: (44) 9129-3528
- DEPAC, Sala Lilás: (67) 3411-8060
- Defensoria Pública MS: (67) 3902-2700
A campanha reforça: denunciar é um ato de proteção e amor. Se você sofre ou conhece alguém que sofre violência, disque 180.