Carreata do Agosto Lilás encerra o mês de enfrentamento à violência contra a mulher

José Ricardo

A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, promove neste sábado (31), a partir das 14h, a carreata de encerramento da campanha Agosto Lilás. A concentração será no prolongamento da Avenida Marcelino Pires, próximo ao Parque Antenor Martins, de onde os veículos seguirão até a Praça do Cinquentenário.
O ato marca o fim de um mês inteiro de atividades voltadas para a conscientização da sociedade, a mobilização contra a violência doméstica e o fortalecimento da rede de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Carolina Prates, reforça o convite para a participação da comunidade. “Este é um momento de união, que encerra um mês intenso de ações dedicadas ao aperfeiçoamento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher”, ressaltou. “Convidamos todos a se vestir de lilás ou roxo ou como se sentirem a vontade e somar forças neste grande movimento” destacou.

Durante o mês de agosto, a Coordenadoria realizou palestras, blitz educativas, dinâmicas em escolas, empresas e espaços públicos, aproximando a população do debate sobre a violência de gênero e os mecanismos de proteção disponíveis. Entre os avanços recentes no município, destaca-se a sanção da Lei nº 5.335, em abril deste ano, pelo prefeito Marçal Filho, que criou a Patrulha Maria da Penha em parceria com a Guarda Municipal. A iniciativa representa um passo importante no combate à violência doméstica em Dourados e reforça a rede de proteção às mulheres.

Composta por servidores da Guarda Municipal, a Patrulha atua na proteção, prevenção, monitoramento e fiscalização de casos de violência contra a mulher, em articulação com outras instituições públicas. Entre suas atribuições estão o acompanhamento de vítimas em cumprimento de decisões judiciais e o apoio em situações de descumprimento de medidas protetivas.

De acordo com o Monitor da Violência Contra a Mulher, iniciativa do Poder Judiciário que reúne dados da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, Mato Grosso do Sul registrou, somente em 2025, 25 casos de feminicídio, o que reforça a necessidade de políticas públicas e mobilizações como o Agosto Lilás.

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2025 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.