Folha Do MS

Feminista Brasileira Obtém Asilo na Europa e Processo Enfrenta Recomendação de Arquivamento

Isabella Cêpa, uma designer gráfica e militante feminista de 29 anos, obteve asilo político em um país do Leste Europeu, reconhecida como perseguida política pela Agência da União Europeia para o Asilo (EUAA) em junho de 2025. A ativista enfrentava no Brasil um processo judicial que poderia resultar em até 25 anos de prisão, devido a publicações nas redes sociais em 2020, nas quais afirmou que a então vereadora e atual deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) “é um homem”. Em um desdobramento recente, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, recomendou o arquivamento da ação movida por Hilton, marcando um novo capítulo no caso que colocou em xeque os limites da liberdade de expressão no Brasil.

O caso teve início após as eleições municipais de 2020, quando Cêpa, então em Florianópolis, publicou stories no Instagram criticando a eleição de Erika Hilton como vereadora de São Paulo, a primeira mulher trans a ocupar o cargo. Em uma das postagens, Cêpa expressou decepção com o fato de a “mulher mais votada” ser, segundo ela, “um homem”, referindo-se à identidade biológica de Hilton. A declaração, amplificada por uma editora de revista de moda, desencadeou ameaças de morte e estupro contra Cêpa e sua família, conforme relatado pela ativista à Metrópoles. Diante da pressão, ela deixou o Brasil. O processo, conduzido pela EUAA, foi concluído em cerca de um mês, sendo o primeiro caso global de asilo concedido a uma mulher por perseguição ligada à crítica à ideologia de gênero, segundo a ONG Matria Brasil.

No Brasil, o processo judicial enfrentou reviravoltas. Inicialmente, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) apresentou cinco denúncias contra Cêpa, cada uma com pena de até cinco anos de prisão. A Justiça Estadual arquivou o caso em 2022, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que considerou as declarações de Cêpa como “mera divergência de opinião”. No entanto, Hilton recorreu ao STF, e o caso foi reaberto sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, aguardando parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em julho de 2024, Cêpa foi retida no Aeroporto Internacional de Salvador, devido a um alerta em seu passaporte, mas foi liberada após agentes federais avaliarem o risco de perseguição política, recomendando que não retornasse ao Brasil.

A recomendação de arquivamento por Paulo Gonet, em agosto de 2025, representa um alívio para Cêpa, que, em sua conta no Instagram, celebrou a decisão: “Viver como apátrida por expressar minha opinião é perder tudo. Mesmo sem poder trabalhar legalmente, recebi dignidade e conforto.” Gonet argumentou que enquadrar as declarações de Cêpa como crime seria equiparável à criminalização de opiniões, conforme noticiado pela Revista Oeste. O caso, agora sob análise do STF, levanta debates sobre a tensão entre liberdade de expressão e legislações antidiscriminatórias. A ONG Matria Brasil criticou o governo brasileiro, apontando a omissão da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, que não ofereceu apoio à ativista. A concessão de asilo, segundo a organização, sinaliza que o Brasil não é mais visto como uma democracia plenamente segura por algumas nações europeias.

O precedente estabelecido pelo caso de Cêpa, que enfrentou ameaças e um processo com potencial de décadas de prisão por uma postagem, destaca o crescente embate entre liberdade de expressão e políticas de identidade no Brasil. A decisão da EUAA reforça a percepção de que críticas à ideologia de gênero podem levar a perseguições desproporcionais, enquanto a recomendação de Gonet sugere um possível recuo na criminalização de opiniões divergentes. O desfecho do caso no STF pode moldar o futuro de processos semelhantes, como os de outras ativistas, como Karen Mizuno, investigadas por declarações consideradas transfóbicas.

Gustavo De Oliveira

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Cultura
  • Dourados
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.