Folha Do MS

Inédito, trilha formativa fortalece grêmios estudantis e protagonismo juvenil na prevenção à violência contra a mulher

Com o olhar atento às realidades vividas dentro e fora do ambiente escolar, o Governo de Mato Grosso do Sul lança, nesta quarta-feira (13), a Trilha Formativa do Grêmio Estudantil: Juventude por Elas, Por Eles 2025. A iniciativa inédita é coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, pasta vinculada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), e integra as ações do Protege, estratégia estadual de enfrentamento à violência contra a mulher.

A proposta pretende mobilizar grêmios estudantis dos 79 municípios do Estado em uma jornada de formação cidadã, com foco na valorização da vida, prevenção à violência e promoção da equidade de gênero.

Mais do que capacitar, a trilha desperta o protagonismo juvenil como ferramenta de transformação. Os estudantes serão convidados a refletir, agir e multiplicar boas práticas dentro das escolas, a partir de uma carga formativa de 40 horas, com encontros presenciais e online, além de certificação.

Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, enfatiza o quanto a formação é um passo ousado e necessário. 

“A trilha formativa Juventude por Elas, Por Eles é uma ação pioneira, realizada pelo segundo ano consecutivo, voltada aos jovens dos grêmios estudantis das 337 escolas da Rede Estadual. Nosso objetivo é orientá-los, formar e subsidiar esses estudantes para que desenvolvam ações robustas dentro da comunidade escolar. E neste ano, temos uma temática central muito especial: a valorização, prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher”, explica.

Segundo a coordenadora de Psicologia e Serviço Social Educacional da SED, Paola Lopes, a presença dos grêmios no debate é estratégica por serem referência entre os estudantes e fomentarem discussões importantes no ambiente escolar. Ela lembra que a mudança de cultura começa dentro da escola e que o Governo do Estado tem fortalecido, de forma intersetorial, ações permanentes de enfrentamento à violência contra a mulher. 

“O Grêmio é uma dessas ações e tem papel fundamental para estimular reflexões e práticas que contribuam para prevenir e combater a violência contra a mulher”, afirma.

O lançamento oficial acontece no dia 13 de agosto, a partir das 8h, no Auditório do Multiuso da UFMS, com presença dos grêmios e gestores de Campo Grande e transmissão online para todas as escolas estaduais pelo canal da SEC no YouTube. A formação segue até dezembro, reforçando o compromisso da Cidadania com uma juventude protagonista, consciente e engajada.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

José Ricardo

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Cultura
  • Dourados
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.