Os postos de saúde de Dourados continuam a vacinação da segunda dose contra a dengue, com foco na aplicação da vacina Qdenga. Desde o início do ciclo de imunização, há um ano, 127.839 moradores receberam a primeira dose, mas ainda faltam 53.253 pessoas para completar o ciclo com a segunda dose. A vacina está disponível para pessoas de 4 a 59 anos.
A segunda dose deve ser administrada, pelo menos, três meses após a primeira, conforme orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do fabricante. Desde o início da vacinação, em 3 de janeiro de 2024, 90.546 pessoas tomaram a primeira dose, e 37.293 já completaram o ciclo com a segunda dose.
Jéssica de Andrade, gerente do Núcleo de Imunização, destaca a importância de completar o ciclo de vacinação para garantir a proteção total contra a dengue. A primeira dose foi concluída em novembro de 2023, e o município aguarda a resposta do Governo do Estado quanto ao envio de mais imunizantes para a aplicação da primeira dose.
A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. No PAM, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h.
Atenção Redobrada Durante o Verão
Com a chegada do verão e das chuvas típicas da estação, os cuidados com a prevenção da dengue devem ser redobrados. A temporada de calor favorece a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, devido ao aumento de criadouros para a fêmea depositar seus ovos e ao desenvolvimento mais rápido do mosquito nas altas temperaturas.
Márcio Figueiredo, secretário municipal de saúde, alerta a população para a importância de eliminar focos de água parada, medida essencial para prevenir a proliferação do mosquito. Em 2024, Dourados registrou 491 casos confirmados de dengue e 4 óbitos, além de 25 casos de chikungunya.