Governo de MS forma nova turma de policiais militares, com recorde de mulheres

Em uma cerimônia que reuniu cerca de 3 mil pessoas no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, o Governo de Mato Grosso do Sul celebrou, nesta quarta-feira (18), a formatura de 479 novos policiais militares, marcando o maior número de mulheres (131) em uma turma da corporação. O evento foi mais um passo importante para fortalecer a segurança pública no Estado.

Uma nova fase para a segurança pública

Durante a solenidade, o governador Eduardo Riedel destacou o papel crucial desses novos profissionais na garantia de paz e ordem. “Eles iniciam uma das mais nobres funções do Estado, após nove meses de curso. O nosso progresso como sociedade depende de um ambiente seguro,” afirmou. O governador ressaltou ainda que o maior investimento é sempre nos profissionais que compõem a segurança pública.

Formação com foco em excelência

A nova turma, que começou sua formação em 15 de janeiro de 2024, completou o curso com 2.192 horas-aula, incluindo estágios operacionais em diversas unidades da capital e do interior. Esta também foi a primeira turma a exigir ensino superior para ingresso, uma evolução que, segundo a oradora da turma, Patrícia Aparecida Dapper Freitas, reflete o avanço da sociedade e da própria Polícia Militar. “A população de Mato Grosso do Sul merece o nosso melhor,” declarou.

Capacitação especializada e inclusão feminina

Além da formação técnica e prática, os novos policiais foram capacitados no Promuse (Programa Mulher Segura), recebendo treinamento específico para o atendimento adequado a mulheres vítimas de violência doméstica, um dos principais desafios da Polícia Militar no Estado.

Com o maior número de mulheres já formadas em uma turma da PMMS, a participação feminina reforça o compromisso do governo em promover a igualdade de oportunidades dentro das forças de segurança.

Compromisso com a sociedade

O comandante-geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes, parabenizou os formandos e destacou os desafios que eles enfrentarão ao longo da carreira. “São 479 policiais militares prontos para enfrentar o crime e proteger a sociedade. Enquanto muitos fogem do perigo, nós vamos em direção a ele,” afirmou.

O secretário de Segurança e Justiça, Antônio Carlos Videira, também elogiou o nível de excelência dos novos policiais, afirmando que “eles farão parte da melhor Polícia Militar do Brasil”.

Com a formação dessa nova turma, Mato Grosso do Sul reforça o compromisso de garantir segurança e ordem, sempre com foco no aperfeiçoamento e na inclusão de novos talentos.

Compartilhe: