O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o Ministério das Mulheres e o Governo do Estado assinaram um acordo de cooperação técnica para aprimorar o atendimento às denúncias de violência de gênero recebidas pela Central Ligue 180. Com duração de dois anos, o pacto será executado sem repasse de recursos ou cessão de servidores.
Para efetivar a medida, haverá um regime de colaboração entre o MPMS, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e a Secretaria da Cidadania.
A iniciativa busca padronizar o fluxo de recebimento, resposta e monitoramento das denúncias, com prazos definidos, capacitação técnica e alimentação de um banco de dados nacional. O objetivo é garantir resolutividade e proteção aos grupos vulneráveis.
Números
Em 2025, até agosto, a Central Ligue 180 recebeu mais de 99 mil denúncias de violência contra mulheres em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, foram registradas 1.422 ligações, sendo 813 feitas pelas próprias vítimas e 461 por pessoas anônimas.
O Disque 180 é um serviço nacional, gratuito e confidencial, criado para orientar, acolher e encaminhar denúncias de violência de gênero. Operado pelo Ministério das Mulheres, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e é uma das principais portas de entrada para o enfrentamento à violência contra mulheres no Brasil.