Nesta terça (5) a quinta-feira (7), a tendência é de tempo mais firme, com sol e variação de nebulosidade, devido à influência de um sistema de alta pressão atmosférica no Mato Grosso do Sul. No entanto, não está descartada a possibilidade de aumento de nuvens e ocorrência de chuvas e tempestades isoladas, especialmente em função do deslocamento de cavados sobre o estado.
As temperaturas tendem a diminuir levemente. Na região sul, cone-sul e Grande Dourados, os termômetros devem registrar mínimas entre 12°C e 17°C e máximas entre 19°C e 24°C. No sudoeste e Pantanal, as mínimas oscilam entre 16°C e 20°C e as máximas, entre 21°C e 28°C. No bolsão, leste e norte, as mínimas variam de 14°C a 18°C e as máximas chegam a 32°C. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 16°C e a máxima de 26°C.
Durante esse período, os ventos atuam entre os quadrantes leste e sul, com velocidades de 30 a 50 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima desse valor.
Frio intenso no fim de semana
O próximo fim de semana, entre os dias 8 e 10 de agosto, será marcado por uma acentuada queda nas temperaturas devido à chegada de uma nova frente fria. Segundo o Cemtec, os termômetros poderão registrar valores entre 4°C e 8°C na metade sul do estado, com possibilidade de temperaturas inferiores a 4°C em alguns pontos, o que pode favorecer a ocorrência de geada.
A recomendação é que a população fique atenta às atualizações das condições do tempo e aos alertas emitidos pelos órgãos de meteorologia e defesa civil.
Taynara Foglia, Comunicação do Governo de MS