Policiais civis da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) apreenderam carga milionária de aparelhos celulares, na manhã desta terça-feira (29), durante abordagem em Dourados. A estimativa inicial é de que os celulares ultrapassem o valor de R$ 10 milhões, configurando uma das maiores apreensões do tipo já registradas no país.
De acordo com o delegado Rafael de Souza Carvalho, responsável pela operação, a carga foi encontrada em um caminhão com câmara fria que também transportava produtos alimentícios de origem animal, na BR-163. O veículo estava em uma empresa do ramo alimentício quando foi abordado pelos policiais.
“Não é uma ocorrência muito comum, é uma ocorrência milionária essa apreensão de aparelhos celulares e assim, talvez uma das maiores que já ocorreram no Brasil”, afirmou o delegado.
Segundo Carvalho, a Defron já vinha monitorando uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas, que utiliza caminhões com câmaras frias para despistar as autoridades. A informação inicial recebida pelos investigadores era de que haveria transporte de produtos ilícitos.
Entretanto, durante vistoria no caminhão, os policiais encontraram 175 volumes contendo celulares de diversas marcas e modelos. Os aparelhos estavam escondidos entre as cargas de alimentos.
De acordo com informações policiais, o motorista, já identificado e qualificado, conseguiu fugir no momento da abordagem, aproveitando-se da movimentação de outros funcionários na empresa.
A carga seguiria para o estado de Goiás, conforme nota fiscal dos produtos alimentícios, mas as autoridades não descartam a hipótese de que parte dos celulares pudesse ser descarregada ao longo do percurso.
O crime é caracterizado como descaminho, e a Defron investiga sua ligação com o crime organizado.
A carga apreendida será encaminhada à Receita Federal. As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os envolvidos na organização criminosa.