O vereador Daniel Junior (PP) apresentou uma indicação à Prefeitura de Dourados, especialmente a Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), solicitando que seja realizado um estudo de viabilidade para a instalação de temporizadores digitais em todos os semáforos onde tem sensor para a ultrapassagem de sinal vermelho.
O parlamentar afirma que a forma como as multas estão sendo aplicadas geram dúvidas nos condutores, e por isso, a instalação dos temporizadores seriam uma forma de orientar os motoristas.
Daniel também enviou um requerimento para o Executivo Municipal com uma série de questionamentos sobre o trânsito em Dourados, e como são aplicadas as multas. O vereador questiona quais são os semáforos que estão com o sensor para a aplicação de multas quando há o avanço do sinal vermelho; se existe algum tipo de tolerância ou margem de erro; a relação de todos os locais, os quais, estão com o sensor do sinal vermelho e se tem sinalização em todos eles; o fornecimento de dados estatísticos sobre a quantidade de multas aplicadas desde a implementação dos sensores; qual foi o impacto nas infrações no trânsito?; foram realizados estudos de impacto sobre a segurança no trânsito e o comportamento dos motoristas após a instalação dos sensores e quais foram os resultados; é justo aplicar multas automaticamente por sensores nos casos em que o condutor avança o cruzamento no exato momento da transição do sinal amarelo para o vermelho, considerando que o tempo de reação e as condições da via podem não permitir uma parada segura; de que forma a população foi orientada sobre o funcionamento e a finalidade dos sensores de avanço de sinal vermelho? e qual foi o impacto dessa orientação na redução de infrações?; como os motoristas podem apresentar recursos contra as multas? existe um canal específico para isso?; que tipo de treinamento ou informações foram oferecidos aos agentes de trânsito sobre a operação dos sensores e a aplicação das multas?; como a Agetran garante transparência na aplicação das multas? há um sistema acessível à população para acompanhar essas informações?; existem planos para revisar as normas ou critérios utilizados para a aplicação das multas, considerando o feedback da população?
“Os questionamentos que enviamos para a Prefeitura se fundamentam na crescente preocupação de motoristas e cidadãos, quanto à forma como vêm sendo aplicadas multas por avanço de sinal vermelho, por meio de sensores eletrônicos. Peço em especial, a necessidade de avaliação criteriosa dos casos em que a infração é registrada, no exato momento da transição do sinal amarelo para o vermelho, situação que frequentemente envolve dúvidas quanto à possibilidade real de parada segura por parte do condutor”, afirma Daniel.
O requerimento e a indicação foram encaminhados para a Prefeitura de Dourados e o vereador aguarda o retorno e espera que seu pedido seja atendido.