A última semana de abril promete trazer mudanças bruscas no tempo em Mato Grosso do Sul. O avanço de um ciclone extratropical deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas a partir do fim de semana, com mínimas próximas ou abaixo dos 12ºC em várias cidades do Estado, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Dourados, os termômetros devem marcar mínima de 12ºC na segunda-feira (29). Em outras cidades da região sul, o frio será ainda mais intenso: Amambai pode chegar a 10ºC, Ponta Porã a 11ºC, Mundo Novo a 12ºC, e Rio Brilhante a 13ºC.
Além da queda nas temperaturas, o tempo instável deve predominar nos próximos dias. A previsão aponta para a ocorrência de chuvas intensas, com acumulados que podem ultrapassar os 50 milímetros em 24 horas. Também há risco de rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos, especialmente no início da próxima semana.
O Inmet alerta para que a população fique atenta às atualizações meteorológicas e adote medidas preventivas, principalmente em regiões sujeitas a enchentes ou com infraestrutura mais vulnerável ao mau tempo.
A frente fria marca a transição para o outono mais rigoroso em Mato Grosso do Sul, trazendo os primeiros sinais do inverno que se aproxima.
Flávio Verão