A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), anunciou que o Cadastro Único (CadÚnico) ficará fora do ar entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março. Durante esse período, não será possível realizar novos cadastros ou atualizações no sistema. No entanto, a suspensão não afetará a concessão de benefícios.
Essa interrupção ocorre devido à implementação de uma nova plataforma, com o objetivo de modernizar e tornar os serviços mais eficientes. A secretária de Assistência Social, Shirley Zarpelon, explicou que as mudanças são técnicas e têm o intuito de aprimorar a coleta de dados das famílias e melhorar a capacitação da gestão.
O CadÚnico é fundamental para a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade em diversos programas sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele registra informações essenciais, como a composição familiar, renda, condições de moradia e situação de trabalho, servindo de base para a distribuição de recursos e serviços para a população de baixa renda.
O sistema retornará ao funcionamento normal no dia 17 de março, com a atualização dos cadastros e a possibilidade de novos registros.