Assine Agora

Edit Template

Folha Do MS

Trump Anuncia Fechamento da USAID, Enfrentando Críticas por Interferência em Governos Estrangeiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, a decisão de encerrar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A medida, que representa uma vitória para o bilionário Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), visa eliminar o que Musk descreveu como um “ninho de vermes” e uma “organização criminosa”.

A USAID, criada em 1961, tem sido responsável por cerca de 40% de toda a ajuda humanitária aplicada no mundo, financiando projetos de desenvolvimento internacional em diversas áreas, incluindo saúde, educação e infraestrutura.

A decisão de Trump de fechar a USAID gerou reações mistas. Críticos apontam que a agência tem sido acusada de financiar a promoção da “agenda woke” e de interferir em governos estrangeiros, direcionando recursos para iniciativas alinhadas a ideologias progressistas.

Além disso, a USAID tem sido alvo de investigações sobre sua atuação em países como o Brasil, onde deputados articulam uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis interferências nas eleições de 2022.

Com o fechamento da USAID, espera-se que os recursos destinados a projetos internacionais sejam realocados para outras agências governamentais, como o Departamento de Estado, visando uma abordagem mais alinhada aos interesses nacionais dos Estados Unidos.

Gustavo De Oliveira

Escritor

Recentes

  • All Posts
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.