Em um movimento sem precedentes, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, propôs ao governo dos Estados Unidos receber criminosos estrangeiros, incluindo cidadãos americanos condenados, nas prisões salvadorenhas. A oferta foi discutida durante um encontro com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que destacou a singularidade do acordo.
Detalhes da Proposta
Bukele sugeriu que El Salvador poderia aceitar criminosos condenados, independentemente de sua nacionalidade, em troca de uma taxa que seria “relativamente baixa para os EUA, mas significativa para nós, tornando nosso sistema penitenciário sustentável”. Essa iniciativa inclui a possibilidade de abrigar membros de gangues como a MS-13 e o Tren de Aragua, bem como outros criminosos perigosos atualmente detidos nos Estados Unidos.
A Megaprisão de El Salvador
Para acomodar esses detentos, El Salvador dispõe do Centro de Confinamento do Terrorismo (CECOT), inaugurado em 2023. Localizada em Tecoluca, a 74 km da capital San Salvador, a instalação é considerada a maior prisão das Américas, com capacidade para 40.000 detentos. Atualmente, abriga cerca de 15.000 membros de gangues locais.