De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul já registrou 708 casos prováveis de Dengue em 2025, com 204 casos confirmados até a 3ª semana epidemiológica, divulgada nesta quinta-feira (23). Não houve registros de óbitos relacionados à doença, nem casos em investigação até o momento.
Incidência por município
- Selvíria apresentou uma alta incidência de casos confirmados de Dengue.
- Inocência e Pedro Gomes registraram média incidência de casos confirmados.
Vacinação contra a Dengue
A vacinação contra a Dengue segue em andamento no Estado, com 122.224 doses aplicadas na população dentro da faixa etária permitida pela bula. Mato Grosso do Sul já recebeu 207.796 doses do imunizante do Ministério da Saúde. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A vacina é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos e 11 meses e 29 dias, uma faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue dentro do grupo de 6 a 16 anos.
Chikungunya
Quanto à Chikungunya, o Estado já registrou 433 casos prováveis, com 18 confirmados até o momento, sem óbitos registrados. A SES alerta para os cuidados com a automedicação e orienta que, ao apresentarem sintomas de Dengue ou Chikungunya, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde local para avaliação médica.
Recomendações
- Evitar a automedicação.
- Em caso de sintomas de Dengue ou Chikungunya, procurar imediatamente uma unidade de saúde.
O combate à Dengue e à Chikungunya continua sendo uma prioridade para o Estado, com as autoridades de saúde monitorando a situação de perto e reforçando as campanhas de conscientização e prevenção.