O Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), lançado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), alcançou um marco importante ao completar um mês de operação com resultados expressivos. Até o momento, 95% dos municípios (75 de 79) conseguiram concluir com sucesso a primeira etapa do processo, enviando as leis orçamentárias, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse envio é fundamental para o acompanhamento detalhado dos projetos e programas municipais, permitindo o monitoramento da alocação de recursos para áreas prioritárias, como a primeira infância.
O e-Sfinge foi colocado em produção no dia 16 de dezembro de 2024, fruto de uma parceria entre o TCE-MS e o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. O sistema possibilita que os municípios enviem automaticamente as prestações de contas por meio de uma interface de programação de aplicativos (API), facilitando o processo de fiscalização e proporcionando maior agilidade.
Geanlucas de Freitas, diretor do Departamento de Informações Estratégicas (DIE), destacou o esforço conjunto que tornou possível o sucesso do projeto. “Este êxito é fruto da colaboração entre diversas equipes, desde o apoio do presidente e dos conselheiros, até o trabalho incansável dos servidores do DIE e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)”, afirmou.
O sucesso do e-Sfinge não apenas representa um avanço tecnológico, mas também é um passo importante para a modernização da gestão pública no estado, promovendo maior transparência e eficiência na utilização dos recursos públicos. Com o novo sistema, o TCE-MS consegue monitorar de forma mais ágil e precisa, contribuindo para o aprimoramento da gestão fiscal nos municípios de MS.