Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

Secretaria da Cidadania lança Semana Estadual da Juventude com foco na saúde mental 

Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, lança nesta sexta-feira (12) a Semana Estadual da Juventude. Com o tema: “Saúde Mental do Jovem Sul-mato-grossense, três polos da Capital terão atividades simultaneamente.

O lançamento também apresentará aos estudantes a Cartilha Juventude e Saúde Mental e a consulta pública para saber como está a saúde mental dos jovens sul-mato-grossenses.

Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, pasta ligada à Cidadania, Jessé Cruz, explica que diante do contexto da saúde mental do jovem, este será o eixo central da Semana da Juventude. 

“Ouvir os jovens nessa temática faz total sentido, porque é por meio dessa escuta e diálogo que a gente consegue ser mais assertivo dentro de todas as ações que nós vamos propor. As oficinas realizadas no lançamento e a consulta pública são formas de ouvir os jovens, e deles também se sentirem pertencentes a esse movimento, que não é algo da Subsecretaria, da Cidadania ou dos parceiros, mas sim construído coletivamente”, explica o subsecretário. 

Programação

O lançamento acontecerá simultaneamente nos seguintes locais, em Campo Grande:

  • Instituto Mirim de Campo Grande
    Avenida Fábio Zahran, 520 – Vila Sargento Amaral
    Horário: a partir das 7h30

Apresentação Musical do Instituto Mirim 
Lançamento do Vídeo Oficial da Campanha 
Composição da mesa de autoridades e falas 
Palestra Magna: “Juventude, vida e propósito” – Subsecretário de Políticas Públicas, Jessé Cruz; 

  • EM. Prof. Carlos Henrique Schrader
    Rua Tito Madi, 17 Jardim Flamboyant
    Horário: a partir das 13h

Apresentação Musical da Orquestra Indígena
Abertura
Composição da mesa de autoridades e falas 
Lançamento da consulta pública e cartilha (Jessé Cruz) 

Oficinas

Oficina 1:  Autodiagnóstico e mídias sociais
Instituição: Conselho Regional de Psicologia CRP 14 

Oficina 2: Comunicação e Saúde Mental
Instituição: Fiocruz/MS

Oficina 3: Saúde Mental e Bullying 
Instituição: Grupo Amor Vida – GAV

Oficina 4: Oficina de Fotografia na Natureza: ver, rever e transver
Instituição: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul 

  • Instituto IDE
    Rua Pilares, 225 – Bairro Caiobá 1
    Horário: a partir das 14h

Apresentações de Ballet e Música 
Lançamento do Vídeo Oficial da Campanha 
Composição da mesa de autoridades e falas 
Palestra Magna

Oficinas

Oficina 1:  Arterapia
Instituição: SES – Saúde do Adolescente

Oficina 2: “Música-Terapia” 
Instituição: Associação Amando Vidas 

Semana Estadual da Juventude

A Semana Estadual da Juventude tem o objetivo de desenvolver e implementar estratégias abrangentes de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental para a população com idades entre 15 e 29 anos. 

Este projeto terá como foco central a saúde mental, culminando na Semana da Juventude (Lei nº 3.748, de 25 de setembro de 2009), e se enquadra nos pilares de atuação de “Promoção do Bem-estar e Saúde Mental”, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e 4 (Educação de Qualidade). 

Entre os parceiros envolvidos nesta iniciativa estão a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Mato Grosso do Sul), o Conselho Estadual de Juventude, o Grupo Amor Vida, o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) – Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), a Associação Amando Vidas, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Indígenas, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Igualdade Racial, Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Conselho Regional de Psicologia (CRP 14), Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEAD), Semed e entre outros.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania