Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

Programa de Estágio do Governo de MS inicia pesquisa de desempenho com gestores públicos

Compartilhe:

O Programa de Estágio do Governo do Mato Grosso do Sul deu início terça-feira (18) a uma série de visitas aos gestores públicos que supervisionam estagiários em suas pastas, realizando pesquisa de desempenho. A iniciativa se estenderá ao longo do mês de junho e está inserida na metodologia de avaliação e monitoramento continuo que o programa realiza com o objetivo de aprimorar as ações que envolvem a sua realização.

A pesquisa será conduzida pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), como parte de uma ação científica e visa compreender se a operacionalidade do programa está atendendo as expectativas do que é proposto, identificando pontos fortes e áreas que podem necessitar de ajustes.

Para isso, será aplicado um formulário específico para coletar informações que avaliem a percepção dos gestores em relação a administração do programa.

A metodologia da pesquisa será por amostragem, seguindo padrões científicos da academia para garantir representatividade e precisão com os dados coletados. Os resultados obtidos contribuirão significativamente para o aprimoramento do Programa de Estágio, assegurando que ele continue a atender às necessidades dos estagiários e dos órgãos governamentais envolvidos.

Luciene Ferreira, coordenadora do Programa de Estágio de MS pela Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) comenta que a pesquisa tem a finalidade de atingir a excelência do programa.

“Estamos promovendo esta pesquisa com os gestores para captar suas impressões e sugestões, enfatizando os aspectos positivos para alcançar a melhoria contínua do programa”, disse.

De acordo com o professor Walter Guedes, coordenador do Programa de Estágio de MS pela UEMS, “a pesquisa tem grande relevância para o programa como um todo, uma vez que visa aperfeiçoar a formação dos acadêmicos como profissionais e a atuação dos gestores como supervisores”.

Pedro Ortale, coordenador do Programa de Estágio do Governo de MS pela Fapec, esclarece que essa visitação aos gestores se soma aos demais processos de monitoramento e avaliação que o programa vem  desenvolvimento desde o início.

“Além dessa pesquisa, o Programa de Estágio do Governo de MS realiza outras ações para monitorar e avaliar a eficácia da metodologia aplicada. A cada três meses os gestores respondem a um formulário sobre o desempenho dos estagiários e os estagiários também avaliam seus gestores. Periodicamente, o programa faz uma análise dos planos de trabalhos elaborados, parte do cronograma de atividades instituído para o prosseguimento do processo de estágio”, explicou.

Programa de Estágio

O ‘Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica’ é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação Segem