Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

Prefeitura realiza formação sobre as Relações Étnico-Raciais e de Gênero nesta terça-feira

Evento acontece na Reitoria da UFGD, na Vila Progresso, em Dourados / Foto: Reprodução/UFGD

Compartilhe:

A Prefeitura de Dourados, através do Departamento de Ensino – História e Patrimônio da Semed (Secretaria Municipal de Educação de Dourados), promove nesta terça-feira (25/6), uma Formação Continuada focada em discussões e reflexões sobre as negritudes e africanidades. O encontro acontece das 7h às 11h no Anfiteatro do prédio da Reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A formação pedagógica é fruto de uma colaboração entre a Semed, UEMS, através do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE), e a UFGD, por meio da Faculdade de Ciências Humanas (FCH). O evento está estruturado em dois módulos. O Módulo I, que se estende ao longo de 2024, abordará discussões étnico-raciais relacionadas ao povo negro, culminando com o último encontro em novembro, durante o Mês da Consciência Negra. Já o Módulo II, previsto para 2025, será dedicado aos temas relacionados aos povos indígenas.

“Com essa iniciativa, a Prefeitura e a Semed reforçam nosso compromisso com a educação inclusiva e a valorização da diversidade étnico-racial e de gênero nas escolas”, conta o secretário municipal de educação, Prof. Carlos Vinícius Figueiredo.

O primeiro encontro trata de temas fundamentais como termos e conceitos de raças no Brasil, desigualdades raciais, ações afirmativas, reservas de vagas para ingresso no ensino superior e serviços públicos, categorias de cotas, e como as cotas transformam vidas. As palestras serão conduzidas por duas renomadas especialistas, Prof.ª Drª Cíntia Santos Diallo, da UEMS, e Prof.ª Drª Nubea Rodrigues Xavier, da UFGD.

O evento é direcionado aos Professores Regentes I e II dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e aos Professores de História e Geografia dos Anos Finais. A formação promete ser uma oportunidade ímpar de aprofundamento e discussão sobre questões étnico-raciais e de gênero, visando a implementação efetiva das legislações e políticas educacionais.

Serviço
Formação Continuada
Tema: 
“Relações Étnico-Raciais e de Gênero: discussões e reflexões sobre as negritudes e africanidades à luz das legislações e das políticas educacionais”
Data e Horário: 25 de junho, das 7h às 11h
Local: Anfiteatro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Unidade I, prédio da Reitoria, Rua João Rosa Góes, nº 1761, Vila Progresso, Dourados-MS