Em mais uma ação contra o contrabando internacional, policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, neste sábado (23), uma carga de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguai, avaliada em mais de R$ 700 mil, na cidade de Maracaju, localizada no interior de Mato Grosso do Sul. A apreensão ocorreu em um patrulhamento rotineiro, sem que os responsáveis pela carga fossem identificados ou presos.
ABANDONO DE VEÍCULO E A APREENSÃO DE AGROTÓXICOS
Durante patrulhamento na MS-460, na zona rural de Maracaju, os policiais militares avistaram um veículo GM Classic, abandonado às margens da rodovia. Ao realizarem uma vistoria no automóvel, foram encontrados diversos pacotes de agrotóxicos de origem estrangeira, em situação irregular.
Após a descoberta, os policiais realizaram diligências na região na tentativa de localizar os responsáveis, mas nenhum suspeito foi encontrado. A carga foi avaliada em R$ 722 mil e encaminhada à Receita Federal de Ponta Porã, onde será dada a destinação correta.
OUTRO CONTRABANDO EM MARACAJU: CARGA DE CIGARROS
Ainda na área rural de Maracaju, em uma ação simultânea, o DOF apreendeu outro veículo GM Voyage, também abandonado às margens da MS-164. Dentro do veículo, foram encontradas 400 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, também sem ocupantes no momento da abordagem.
A carga de cigarros foi encaminhada à Receita Federal de Ponta Porã, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
COMBATE AO CONTRABANDO E AO CRIME ORGANIZADO
Essas apreensões são um reflexo do trabalho constante das forças de segurança na fronteira entre Brasil e Paraguai, combatendo o tráfico de produtos ilegais, como agrotóxicos e cigarros. As operações do DOF têm se intensificado na região, visando coibir o contrabando e o tráfico de produtos que afetam a economia e a saúde pública do país.