Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

No 1º TecLeite Renato Câmara destaca conquistas da Frente Parlamentar no enfrentamento da crise no setor do leite

Compartilhe:

O coordenador da Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara (MDB) participou, no último sábado (27-06), do 1º TecLeite de MS, promovido pela Agraer e pela Embrapa Gado de Leite – de Minas Gerais, com o apoio do Sinterpa. “Propusemos várias alternativas em apoio aos produtores de leite e às indústrias lácteas. O setor está sendo pressionado por várias questões. O momento é de unirmos esforços. Viemos aqui reforçar o compromisso por um melhor ambiente para se produzir leite de forma sustentável e, sobretudo, garantir mais renda no bolso de todos que integram a cadeia produtiva”, reiterou Renato Câmara.

Ao destacar algumas das ações em prol dos produtores de leite, Renato lembrou que durante o Seminário Estadual do Leite exarou documento onde reivindica ao Governo do Estado incentivos à bacia leiteira, sugerindo investimentos para o melhoramento genético do rebanho, garantia e ampliação de assistência técnica aos produtores e, ao mesmo tempo, incentivo fiscal com diminuição da carga tributária aos produtores e indústria láctea.

 

“Tivemos a satisfação de receber a informação do representante da Semadesc, Roberto Beretta, de que indicações que fizemos através da Frente Parlamentar do Leite serão atendidas pelo Governo do Estado através do Programa ProLeite, que foi concebido após amplo estudo e que abarcou sugestões acolhidas da Frente do Leite. Portanto, este Plano Estadual para Fomento à Pecuária de Leite de Mato Grosso do Sul que será lançado em breve é uma resposta, uma vitória às lutas que empreendemos”, pontuou Renato Câmara.

O ProLeite, de acordo com proposta do Governo do Estado, visa o enfrentamento dos problemas que o setor leiteiro vem sofrendo, como a importação do leite de países vizinhos, a baixa produtividade que será combatida com ações técnicas, e a competitividade da indústria láctea que será incentivada com novos mix de produtos. “Isso mostra que estamos no caminho certo e, a realização do 1º TecLeite vem consubstanciar o Seminário, as interlocuções e as intervenções que fizemos através da Assembleia Legislativa, visando a produção sustentável e mudar o atual cenário do leite no Estado”, afirmou Renato Câmara.

 

Vice-presidente da ALEMS e único engenheiro agrônomo com assento no Parlamento Estadual, Renato Câmara abraçou diversos setores produtivos: a suinocultura, avicultura e a agropecuária, encampando todas as demandas que chegam em seu Gabinete Parlamentar, sendo apontado como “Deputado do Agro” pela defesa contínua dos produtores e das agroindústrias de Mato Grosso do Sul. No 1º TecLeite, em Campo Grande, aproximadamente 350 produtores e lideranças do setor compareceram ao evento. “Nossa participação representa o compromisso que temos com a classe produtiva de nosso Estado onde ouvimos as demandas e, com os órgãos governamentais, apresentamos respostas e caminhos para que a produção de leite volte à patamares de sucesso”, resumiu o parlamentar.

(Roney Minella – Assessoria Parlamentar)