Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

Municípios de Mato Grosso do Sul fortalecem ações colaborativas na fase 3 do Programa MS Ativo

Compartilhe:

A fase 3 do Programa MS Ativo Municipalismo alcançou um marco significativo com a conclusão da jornada de capacitação que mobilizou representantes municipais de todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O programa, que visa promover uma gestão pública mais integrada e eficiente nas áreas de Educação, Saúde e Ambiente de Negócios, destacou-se pela participação ativa e engajada dos municípios na definição de estratégias e ações concretas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Durante dois encontros online e três dias de imersão presencial em Campo Grande, os gestores municipais receberam orientação especializada para estruturar seus planos de ação na plataforma MS Ativo, ambiente virtual onde o programa é operacionalizado. Esses planos não apenas delineiam metas claras e objetivas, mas também estabelecem compromissos públicos transparentes, essenciais para o acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.

Ao final da jornada foi possível contabilizar que 94% dos municípios participantes da fase 3 já iniciaram a elaboração dos seus planos de ação na plataforma. Esses esforços têm o potencial de impactar mais de 2,1 milhões de pessoas, representando 76% da população sul-mato-grossense.

Os encontros ocorreram de forma online nos dias 22 e 28 de maio, enquanto que as oficinas presenciais foram realizadas entre 4 e 6 de junho.

Luciano Lima da Silva, secretário municipal de administração e gestão de Vicentina, ressaltou a importância da interação entre estado e municípios: “As ações são realizadas nos municípios, e daí a relevância de colocar em prática as estratégias planejadas para melhor atender a população.”

O sucesso da fase 3 do Programa MS Ativo reflete não apenas o compromisso dos governos municipais com a melhoria contínua dos serviços públicos, mas também a eficácia de uma abordagem colaborativa e integrada na gestão pública. Com essa iniciativa, Mato Grosso do Sul fortalece sua capacidade de enfrentar desafios locais e promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo em todas as suas regiões.

Thaner Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo e também coordenador do programa pelo Governo de Mato Grosso do Sul, avalia que o resultado foi positivo, não só pelo engajamento dos municípios, mas também pela qualidade do que foi proposto.

“A confiança no modelo é muito grande, pois futuramente será possível identificar perfeitamente os avanços que os municípios tiveram com as ações e nos resultados. Isso tende a virar uma realidade e é certo que os municípios que passarem a trabalhar dessa forma mais organizada, integrada e planejada devem ter resultados muito melhores nos seus projetos do que aqueles que optarem por continuar trabalhando no improviso”, completou.

Ao todo mais de 200 gestores municipais participaram da jornada de capacitação, entre os encontros online e presenciais. Nos três dias de oficinas presenciais, realizadas em Campo Grande/MS, cerca de 170 pessoas estiveram presentes, entre secretários municipais e equipes técnicas dos municípios.

O Programa MS Ativo continua sua trajetória rumo à transformação positiva das realidades locais, consolidando-se como um modelo exemplar de gestão pública integrada e eficiente.

Renata Brum, Comunicação Segem
*com Macroplan