Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

Fortalecer o SUAS foi tema de audiência pública na Câmara de Dourados

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 13, aconteceu na Câmara Municipal audiência pública com o tema ‘Fortalecer o Sistema Único Assistência Social de Dourados para garantir direitos”. A iniciativa foi do vereador Juscelino Cabral (PSDB).

O objetivo da audiência foi o de discutir sobre a preocupação dos trabalhadores do SUAS do município de Dourados, referentes aos programas, projetos e serviços que necessitam de maior atenção e investimentos públicos para buscar melhor atendimento à população.

Além do vereador Juscelino Cabral, também participaram o vereador Elias Ishy (PT), a deputada estadual Gleice Jane (PT), a psicóloga Vanessa Mayara Todero Gonçalves, membro do Fórum dos Trabalhadores do SUAS de Dourados, e a representante das entidades não-governamentais no Fórum dos Trabalhadores do SUAS de Dourados, Dorca Soares Brito. A palestrante da audiência foi Ledi Ferla, graduada em serviço social (PUC-PR) e mestra em sociologia pela UFGD. Ledi atualmente é assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Durante a audiência foram feitos inúmeros relatos sobre as instalações dos CRAS, que estão em péssimas condições, faltando itens básicos como papel higiênico, janelas quebradas e banheiros deteriorados. Além da falta de ventilação adequada e de pessoal para atender a população.

A denúncia veio tanto dos usuários quanto dos trabalhadores do SUAS, incluindo assistentes sociais e profissionais de psicologia, que destacaram a urgência de um concurso público para melhorar o atendimento e a infraestrutura.

“A realização de uma audiência pública permite a participação ativa da sociedade civil, dos órgãos governamentais e de entidades ligadas a assistência social, garantindo transparência nas ações desenvolvidas e possibilitando a troca de experiências e informações relevantes para o aprimoramento do SUAS em nossa cidade”, afirma Juscelino.