Fase Estadual do Projeto “Estudantes no Controle 2024” é Iniciada

Imagem: Thaís Firmino

A quarta live do projeto Estudantes no Controle 2024, transmitida na última quarta-feira (25) pelo canal da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) no YouTube, marcou o início da fase estadual da competição. O projeto, que visa envolver estudantes no controle social e na transparência pública, chega à sua reta final, com 30 escolas disputando os prêmios.

Escolas Selecionadas para a Fase Estadual

Das cinco etapas realizadas até agora, 15 escolas da capital e 15 escolas do interior se destacaram e avançaram para a fase estadual, intitulada Desafio Final. As instituições de ensino participantes dessa fase são oriundas de várias cidades do estado, como Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, entre outras. A capital, Campo Grande, também mantém uma forte representação com 15 escolas ainda na disputa.

As escolas agora concorrem a prêmios significativos que incentivam o engajamento dos alunos e professores. De acordo com a Resolução Conjunta CGE/SED nº. 6/2024, o prêmio máximo destinado às unidades escolares é de R$ 13.500, enquanto as equipes de estudantes poderão ganhar até R$ 3.500. Já para os professores, o prêmio pode chegar a R$ 8.250.

Premiação e Troféu Interação

Das 30 escolas que avançaram para esta fase final, 15 serão premiadas. Entretanto, as escolas que foram eliminadas nas fases anteriores ainda podem competir pelo Troféu Interação, que também inclui uma premiação de R$ 3.500. Esse troféu visa recompensar a participação ativa do público nas atividades ao longo das lives, incentivando o envolvimento contínuo, mesmo após a eliminação formal do projeto.

Importância do Projeto para a Educação e o Controle Social

O Estudantes no Controle 2024 é uma iniciativa que fomenta a participação estudantil em temas como transparência pública e controle social. Ao longo do projeto, os alunos são incentivados a se engajar em atividades que promovem a cidadania, a fiscalização dos gastos públicos e o entendimento dos mecanismos de controle.

A divisão das escolas em dois grandes grupos, Escolas da Capital e Escolas do Interior, busca garantir uma representação equilibrada entre as regiões, dando visibilidade às práticas de controle e transparência em diferentes contextos locais.

Calendário e Prêmios

Com a fase final já em andamento, a expectativa aumenta para saber quais escolas sairão vitoriosas dessa edição. A premiação final contemplará:

  • Prêmio máximo para as escolas: R$ 13.500
  • Prêmio para equipes de estudantes: Até R$ 3.500
  • Prêmio para professores: Até R$ 8.250

O troféu Interação, por sua vez, oferece R$ 3.500 para a escola que mais mobilizou o público em suas atividades e lives.

O resultado final e a divulgação dos vencedores devem ser realizados em breve, com grandes expectativas por parte dos alunos, professores e gestores das escolas envolvidas.

Conclusão

O projeto Estudantes no Controle 2024 está se consolidando como uma ferramenta importante para promover a educação cidadã e a participação social entre os jovens de Mato Grosso do Sul. A fase estadual do Desafio Final, que inclui 30 escolas de diferentes partes do estado, reflete a pluralidade e o engajamento dos estudantes na construção de uma sociedade mais transparente e participativa.

Para mais informações e atualizações, os interessados podem acessar a página oficial do projeto no site da CGE-MS e acompanhar as próximas transmissões ao vivo no YouTube.

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