Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

Deputado Renato entra na luta pela pavimentação da MS-145 de Naviraí até o Assentamento Juncal

Deputado estadual Renato Câmara: “Pavimentação de trecho da MS-145 é crucial para o desenvolvimento do Assentamento Juncal”. Foto: Igor Silva

Compartilhe:

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara (MDB), acolheu proposição do vereador do município de Naviraí, Milton Alves de Carvalho (Miltão), visando mais uma importantíssima melhoria para a comunidade naviraiense. “Estou entrando na luta pelo asfaltamento da estrada que liga Naviraí ao assentamento Juncal, num trecho de 20 quilômetros da MS-145. Estarei empenhado para que esta obra se torne realidade o mais breve possível”, afirmou Renato Câmara.

Ao destacar sua Indicação aprovada em sessão plenária da ALEMS na última terça-feira (11-05), o deputado observou que a pavimentação é um sonho de todas as 113 famílias assentadas há 22 anos, desde a fundação do Juncal, e dos atuais vereadores, dentre eles, André Ricardo (Ricck), Luiz Carlos Garcia e Regivan Moraes que também assinaram a proposição do vereador Miltão. “É uma obra de fundamental importância para o desenvolvimento produtivo daquela região de Naviraí, e proporcionará até condições favoráveis à agroindústria, tendo em vista que em frente ao Juncal, existe uma planta frigorífica que pode ser reativada a partir da melhoria viária. Por isso, enviamos esta reivindicação ao governador Eduardo Riedel, ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística Hélio Peluffo Filho e ao Diretor-Presidente da AGESUL Mauro Azambuja Rondon Flores, e estaremos fazendo interlocuções diretamente na Seilog defendendo que este investimento seja priorizado”, sustentou o Deputado do Agro.

De acordo com a justificativas apresentadas em plenário, Renato pontuou que esta via é de extrema importância para o escoamento da produção de grãos, cana, pecuária de corte, bem como do leite, hortifrutigranjeiros e demais produtos provenientes do Assentamento Juncal. Atualmente, as condições da estrada, mesmo com parte cascalhada, representam um risco constante para a segurança dos usuários, especialmente em dias de chuva, quando a estrada se torna praticamente intransitável. A pavimentação garantirá uma viagem mais segura e confortável para todos e, sobretudo, vai proporcionar a garantia do escoamento da produção local.

A pavimentação da MS-145, além de potencializar o transporte de toda a produção, beneficiará diretamente os proprietários dos 113 lotes do Juncal e o desenvolvimento do ecoturismo local realizado pelo Sítio Pachamama. “Com a estrada pavimentada, o tempo de transporte será reduzido, facilitando a logística e aumentando a eficiência no escoamento dos produtos, diminuindo prejuízos aos agricultores tradicionais e do agronegócio. A presença de uma rodovia pavimentada é um fator determinante para o desenvolvimento econômico e social da região. De maneira geral, a pavimentação atrairá mais investimentos, impulsionando o crescimento econômico local”, argumentou Renato.

“Toda a comunidade se beneficiará com a pavimentação da MS-145. A agricultura, atividade forte na região, depende desta infraestrutura para ser potencializada. Por outro lado, existem casos onde muitas famílias enfrentam grandes dificuldades de acesso, especialmente em dias de chuva, ficando impossibilitados de buscar atendimentos de saúde, por exemplo, enquanto os produtores acabam tendo prejuízos. A pavimentação garantirá acesso contínuo e seguro a todos os serviços essenciais, melhorando a qualidade de vida das famílias do Assentamento Juncal”.

“Portanto, a pavimentação da rodovia MS-145 não é apenas uma melhoria na infraestrutura, mas uma necessidade urgente para o desenvolvimento sustentável da região. A melhoria das condições de transporte, a segurança dos usuários, o desenvolvimento econômico e a garantia de acesso a serviços essenciais são benefícios inquestionáveis que justificam plenamente essa proposição. A pavimentação da MS-145 é um investimento no futuro de Naviraí e de toda a comunidade do Assentamento Juncal”, finalizou Renato Câmara ao defender o investimento na obra.

 

(Roney Minella – Assessoria Parlamentar)