Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

Cresce 40% número de procedimentos realizados no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados

Compartilhe:

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados registrou aumento de 42% no número de cirurgias realizadas no primeiro quadrimestre de 2024, com 1.104 procedimentos realizados. Pedra na vesícula, hérnia e mioma estão entre os principais casos atendidos.

No mesmo período do ano passado foram registradas 778 intervenções. “O crescimento é resultado de esforços do hospital para atender a demanda represada na pandemia da Covid-19”, explicou o diretor-geral da unidade, Alex Marques Cruz.

Para o médico Diogo Castilho, o número é reflexo do atendimento prestado a todos os municípios da macrorregião. “Atualmente, o hospital representa a região o Cone Sul do estado. Então, realiza o atendimento de aproximadamente 1.200 pessoas por mês”, afirma.

Parte da rede hospitalar estadual, o regional de Dourados recebe pacientes encaminhados pela regulação estadual que precisam de atendimento de baixa e médica complexidade. “É comum atendermos pessoas de Campo Grande ou de cidades com mais de 200 km de distância”, acrescenta Castilho.

Do total de cirurgias realizadas no primeiro quadrimestre, 530 são de cirurgia geral, 311 ortopédicas, 214 ginecológicas e outras 49 vasculares.

Acesso ao tratamento

Após sentir dores frequentes no lado direito do abdômen, a dona de casa Jaqueline Caetano Mendes, 35 anos, precisou realizar uma cirurgia para remover uma pedra na vesícula. Ela foi uma das pacientes atendidas no Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados.

“Eu descobri que precisava fazer a cirurgia devido às dores que eu estava sentindo. Era uma dor que durava cerca de 20 minutos, depois irradiava para as costas. Houve uma vez em que, ao sentar, eu não conseguia levantar. Além disso, eu sentia ânsia de vômito ao comer”, relata a paciente.

Jaqueline explica que as dores estavam afetando seus afazeres domésticos. “Tudo o que eu fazia me causava dor. Eu tinha que parar minhas atividades constantemente para depois continuar, tudo por conta da dor”, acrescentou.

Mãe de um casal, ela acredita que, após a recuperação, conseguirá voltar a realizar suas atividades normalmente.

Hospital Regional de Cirurgia da Grande Dourados

Inaugurado em 2015, o Hospital Regional de Cirurgia da Grande Dourados faz parte da rede hospitalar do Estado, sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas em 33 municípios da região.

A unidade atualmente oferece vários serviços, desde consultas e cirurgias em diversas especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, vascular e oftalmologia, além de realizar exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

Comunicação SES