Entre em contato conosco: Contato@folhadoms.com.br

ALEMS abre inscrição para o 9º Seminário de Enfrentamento à Violência contra Idosos

Seminário e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa será realizado na Assembleia Legislativa

Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, será realizado no dia 26 de junho, próxima quarta-feira, a partir das 13h30 no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, na Casa de Leis.

O seminário, que integra as ações do Junho Prata, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, vai reunir representantes do Governo e da sociedade civil e oportunizar o debate sobre envelhecimento com dignidade, o Fundo Nacional da Pessoa Idosa e outras políticas em defesa dos direitos dos idosos. Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário, clicando neste aqui.

O evento é realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em parceira com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Programação

Estão previstas duas palestras e uma mesa redonda. A primeira palestra será proferida pelo secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDFC), Alexandre da Silva. Ele vai falar sobre programa, projetos e ações da Secretaria Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa para o enfrentamento às violências contra a pessoa idosa.

A segunda palestra tem como tema “Envelhecimento com dignidade: o papel transformador do Fundo Nacional da Pessoa Idosa na Construção de uma Sociedade Inclusiva e as Diretrizes Emergentes das Conferências de 2024”. Esses assuntos serão discorridos pelo presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.

Após o intervalo, na segunda parte dos trabalhos, está prevista a realização de uma mesa redonda. Participam da mesa representantes da Frente Parlamentar do Idoso, da Subsecretaria da Pessoa Idosa, do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, o secretário Alexandre da Silva e o presidente Raphael Castelo Branco.

Confira aqui o convite e a programação do seminário.

População de idosos em MS cresce 59% em dez anos

Mato Grosso do Sul, assim como o restante do país, apresenta crescimento acelerado da população de idosos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Trimestral (PNAD/T), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia, no Estado, no primeiro trimestre deste ano, 396 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Esse número representa envelhecimento significativo da população sul-mato-grossense. Em dez anos, o crescimento dessa parcela populacional é de 59% – no primeiro trimestre de 2014, eram 248 mil pessoas com 60 anos ou mais. E, em apenas um ano, a alta é de 8,2% – havia 366 mil idosos em Mato Grosso do Sul nos três primeiros meses de 2023.

Livro infantil da ALEMS aborda direitos dos idosos

Direitos das pessoas idosas é uma pauta constante na ALEMS. Além de aprovação leis e outras atividades legislativas, há outras ações na Casa de Leis. Entre essas iniciativas, está o livro infantil “Uma festa para a vida: animais do Pantanal e os direitos dos idosos”, produzido pela Comunicação Institucional da ALEMS em 2020. O objetivo é contribuir para uma mudança cultural desde a infância, estimulando a cultura do respeito aos idosos e a todas as pessoas. 

O livro integra a coleção “Cidadania é o bicho”, que usa a fauna pantaneira para inserir no universo infantil temas sérios e graves, como violência contra crianças e adolescentes, violência de gênero, violência contra idosos, saúde mental, meio ambiente e autismo. Confira aqui toda coleção