Agetran oferece curso de capacitação para taxista, mototaxista e motofrete

Compartilhe:

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vai oferecer um curso de capacitação para taxista, mototaxista e motofrete. Os cursos, que são obrigatórios para que os profissionais possam exercer a profissão, serão oferecidos de forma gratuita, por meio de duas empresas, que são autorizadas pelo Detran/MS: Centro de formação de condutores Grand Prix e SEST SENAT. As aulas serão ministradas na Escola Pública de Trânsito José Elias Moreira e na escola da Grand Prix.

“A capacitação dos profissionais visa especialmente a preservação da vida, através da atualização da legislação, bem como noções de direção defensiva. É importante destacar que os cursos são obrigatórios para que taxista, mototaxista e motofrete possam exercer a função. Ocorre que muitos estão com o curso vencido e outros nem têm. Estaremos oportunizando o curso de forma gratuita para que os profissionais possam regularizar as situações e trabalhar em segurança”, explica a diretora-presidente da Agetran, Mariana Souza Neto. 

A primeira turma será destinada aos taxistas com a oferta de 110 vagas. A inscrição deverá ser realizada direto na Agetran. A capacitação de formação possui uma carga horária de 28 horas, tendo a disponibilidade para realização do curso no período diurno, noturno e finais de semana.

De acordo com a Agetran, na vistoria anual de 2025 será exigida a regularização do curso para todos os taxistas que possuem a concessão, visando sempre a segurança do taxista e dos passageiros, sempre colocando a segurança viária em primeiro lugar e considerando a Lei Lei nº 1.632 de 06 de julho de 1.990,  a qual institui normas para a exploração dos serviços de táxi,  e a Portaria 15/2014/Agetran, que Estabelece o conteúdo mínimo para o curso de taxista de que trata o inciso II da Lei nº 12.468 de 20 de agosto de 2011,  onde determina a obrigatoriedade do curso de taxista para exercer a atividade. 

As inscrições para o Curso de Taxista estão abertas e a primeira turma será realizada a partir de 10 de junho.