Folha Do MS

2º Grupamento de Bombeiro Militar em Dourados tem nova comandante

Pela primeira vez desde que foi implantado em Dourados, há 48 anos, o 2º Grupamento de Bombeiro Militar será comandado por uma mulher. A tenente-coronel Cláudia Karoline Ribeiro Porto assumiu, na manhã desta sexta-feira (11), o comando do batalhão que, além de Dourados, também é responsável pelas unidades de Maracaju, Rio Brilhante, Fátima do Sul e Caarapó. Responsável pela tropa nos últimos três anos, o tenente-coronel Alaerson de Jesus Muniz segue agora para Campo Grande, onde irá atuar na Diretoria de Atividades Técnicas da corporação.

A cerimônia de troca de comando reuniu autoridades civis e militares de Dourados e região e foi marcada por muita emoção. A nova comandante vem de Ponta Porã, onde também esteve à frente do grupamento. Ela foi a primeira mulher a assumir o comando de uma unidade em Mato Grosso do Sul e, agora, continua esse trabalho pioneiro também em Dourados.

Para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a presença de uma mulher à frente da corporação demonstra um caminho natural e cada vez mais necessário a ser seguido pelas demais instituições.

“Estamos vivendo um tempo em que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaços, não por concessão, mas por mérito, competência e dedicação. Ver a tenente-coronel Cláudia assumir o comando do maior grupamento do interior do Estado é um marco que fortalece ainda mais o nosso compromisso com a igualdade e com a valorização do talento feminino em todas as áreas”, destacou Barbosinha.

Jornalista por formação, Cláudia integra a corporação há 20 anos e se diz otimista diante do novo desafio. “É um trabalho desafiador. Eu venho da fronteira e sempre existe uma expectativa, ainda mais sendo mulher. A minha prioridade é sempre o bem-estar da minha tropa, não somente a saúde física, mas também mental, e atender da melhor forma a comunidade local”, afirmou.

Bastante emocionado, o tenente-coronel Muniz agradeceu pela receptividade em Dourados e pela colaboração de toda a tropa ao longo dos últimos 2 anos e 11 meses de trabalho. “A unidade de Dourados é muito potente. São várias complexidades que precisamos resolver, então para a carreira dos oficiais, isso ajuda muito e nos prepara para desafios muito maiores”, afirmou.

Ele também falou sobre a expectativa em relação à nova comandante. “Acredito que será uma mudança muito tranquila. A mulher tem a capacidade plena de comandar a tropa. Nosso comando está baseado sempre na hierarquia e disciplina, e não no sexo, então a ordem que ela vai dar está fundamentada na legalidade, no conhecimento e na capacidade de liderança dela. Tenho certeza que fará um excelente comando”, avaliou.

Presente à cerimônia, o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, destacou que historicamente a cidade de Dourados proporciona boas experiências aos comandantes das instituições militares, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

“Temos muito trabalho pela frente, muita missão a cumprir, mas sabemos que tudo o que foi feito aqui valeu a pena e atendeu aos anseios da sociedade. Muitas vezes não temos noção do bem que fizemos a alguém, e tratando-se desta instituição, sabemos que muitas vidas foram salvas. É uma missão realmente heroica e de muita honra”, afirmou.

História em Dourados

O 2º Grupamento de Bombeiro Militar foi instalado em Dourados em novembro de 1976. São 48 anos de serviços prestados não apenas na maior cidade do interior do Estado, mas também em toda a região, incluindo os municípios de Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Caarapó, Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados e Deodápolis, além dos distritos.

A tropa é composta por 51 militares, sendo seis mulheres. A nova comandante é a sétima representante do sexo feminino a integrar o grupamento.

Barbosinha também reforça sobre a importância de lideranças femininas em ambientes tradicionalmente masculinos, como as forças de segurança. “É uma honra, como homem público, ser liderado e trabalhar ao lado de mulheres que, como a tenente-coronel Cláudia, têm coragem, sensibilidade e firmeza. Tenho certeza de que a tropa do 2º Grupamento continuará sendo exemplo de dedicação e profissionalismo sob o comando dela. Hoje é um dia que entra para a história de Dourados e de Mato Grosso do Sul”, finalizou.

Jose Roberto

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.