Folha Do MS

TCE-MS orienta servidores municipais sobre elaboração do Plano Plurianual

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participou, na tarde desta segunda-feira, 9 de junho, da segunda fase da Mentoria promovida pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). A capacitação é voltada aos servidores indicados na primeira etapa do programa e tem como foco ampliar o preparo técnico das equipes municipais com conteúdos atualizados e aplicados à prática da gestão pública.

Representando o TCE-MS, o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira ministrou uma palestra sobre a importância da correta elaboração do Plano Plurianual (PPA), instrumento essencial para garantir a efetividade das políticas públicas. O tema foi aprofundado com a apresentação do Roteiro Prático do PPA, elaborado pelo Tribunal, apresentado pela auditora de controle externo Flávia Pierin Freitas Buchara.

O conselheiro destacou a relevância da parceria institucional para o fortalecimento da gestão pública. “É gratificante para o Tribunal participar deste movimento porque a parceria com a Assomasul não é de hoje. Neste momento em que os municípios se preparam para elaborar seus PPAs, é fundamental reforçar a importância do planejamento estratégico como base para políticas públicas consistentes, especialmente voltadas à primeira infância e às áreas sociais prioritárias”, afirmou Célio Lima de Oliveira.

Para apoiar os servidores municipais na elaboração do Plano Plurianual (PPA), TCE-MS desenvolveu um roteiro prático, baseado na Orientação Técnica aos Jurisdicionados – OTJ nº 02/2025. O material apresenta, de forma clara e didática, as principais etapas do processo, desde a formação da equipe técnica e a realização das audiências públicas, até a consolidação da proposta e o envio ao Legislativo.

O roteiro também traz explicações acessíveis sobre conceitos essenciais como programa, ação orçamentária, produto, metas físicas e financeiras, além de destacar a importância do alinhamento do PPA aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a auditora de controle externo do TCE-MS, Flávia Pierin Freitas Buchara a publicação reflete a experiência técnica da Corte e foi pensada para facilitar o dia a dia dos servidores municipais. “O roteiro apresenta, de forma simples e objetiva, o passo a passo do que deve constar no Plano Plurianual, tendo como referência inicial o Plano Municipal pela Primeira Infância. A partir do Manual Técnico de Orçamento e da legislação vigente, oferecemos toda a base conceitual necessária para que os gestores possam estruturar seus planos com clareza e objetividade”, destacou.

A programação de capacitação segue durante toda a semana. Nesta terça-feira (10), a partir das 14h, na sede da Assomasul, a equipe de auditores e técnicos do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) do TCE-MS participa com a apresentação da nova ferramenta oficial de envio das prestações de contas dos órgãos jurisdicionados.

Jose Roberto

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.