Folha Do MS

Sonho da população de Dourados, novo terminal aeroportuário começa a se transformar em realidade

Obra importante para a infraestrutura de transportes de Mato Grosso do Sul está se tornando realidade: a construção do receptivo do Aeroporto Regional de Dourados ‘Francisco de Matos Pereira’. Foi publicada nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial a homologação da empresa vencedora do certame que escolheu quem fará a obra, aguardada há anos pela população.

Com investimentos da ordem de R$ 39 milhões, o novo terminal promete transformar a realidade logística e econômica da região douradense, beneficiando diretamente cerca de 1 milhão de habitantes da Grande Dourados e ampliando o acesso da região a outros pontos do País.

“Este é um momento importante para o Estado. Estamos realizando um sonho da população douradense, que há muito tempo pede por uma infraestrutura aeroportuária à altura do nosso potencial econômico e turístico”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme de Alcântara de Carvalho.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Do total investido, parte dos recursos é oriunda do orçamento federal e a outra parte corresponde à contrapartida estadual.

O projeto contempla 3 mil m² de área construída, com um terminal moderno e funcional. Entre os destaques estão a implantação de uma lanchonete, lojas comerciais, uma seção contra incêndio (SCI) e uma Estação Prestadora de Serviço de Tráfego Aéreo (EPTA), ampliando a segurança e o conforto para passageiros e operadores.

Inaugurado em novembro de 1982, o aeroporto de Dourados passa agora por um novo ciclo de modernização. Antes da construção do novo terminal, o campo de aviação já havia recebido investimentos de R$ 97 milhões em obras de infraestrutura, reforçando a capacidade operacional do local.

A expectativa da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) é que a ordem de serviço para o início das obras seja assinada ainda neste mês de junho. A construção deve gerar aproximadamente 150 empregos, entre diretos e indiretos, impulsionando a economia local. A previsão de entrega da obra é de 19 meses após o início das atividades.

“A população verá esse importante projeto se tornar realidade. São novas oportunidades de transporte para a região”, explica o secretário Guilherme Alcântara.

Além das melhorias estruturais, Dourados também se prepara para uma nova conexão aérea estratégica com os grandes centros do País. A partir de 8 de setembro, a cidade será atendida pela Latam com três frequências semanais na rota Dourados–São Paulo/Guarulhos, operada com aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para até 174 passageiros.

Com a execução da obra e o aumento da conectividade aérea, Dourados se consolida como um polo logístico no Centro-Oeste brasileiro.

Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog

Jose Roberto

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.