Folha Do MS

Robert F. Kennedy Jr. Anuncia Retirada da Vacina contra Covid-19 do Calendário de Imunização Infantil e de Gestantes

O Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., anunciou em 27 de maio de 2025 uma mudança significativa na política de saúde pública do país: a vacina contra Covid-19 foi removida do calendário de imunização recomendado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para crianças e gestantes consideradas saudáveis. A decisão, divulgada por Kennedy em um vídeo nas redes sociais, gerou intensos debates entre especialistas em saúde pública, médicos e a sociedade civil. Acompanhado pelo Comissário da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), Dr. Marty Makary, e pelo Diretor do Instituto Nacional de Saúde (NIH), Dr. Jay Bhattacharya, Kennedy afirmou que a medida é “um passo para tornar a América saudável novamente,” alinhando-se ao lema da administração Trump, Make America Healthy Again (MAHA). A mudança, confirmada por fontes confiáveis como The New York Times e The Washington Post, reflete a visão de Kennedy de priorizar a autonomia na tomada de decisões médicas, mas também levantou preocupações sobre o impacto na saúde pública.

Kennedy justificou a decisão argumentando que não há dados clínicos suficientes para sustentar a recomendação de doses de reforço contra Covid-19 para crianças saudáveis. “No último ano, a administração Biden incentivou crianças saudáveis a receberem mais uma dose de Covid, apesar da ausência de evidências clínicas que apoiem a estratégia de reforços repetitivos nesse grupo,” declarou ele no vídeo. A medida também se estende a gestantes saudáveis, com Kennedy e seus aliados, incluindo Makary, que afirmou não haver evidências de que crianças saudáveis necessitem da vacina, citando que muitos países já suspenderam recomendações semelhantes. Bhattacharya reforçou que a decisão é baseada em “bom senso e boa ciência.” No entanto, a ausência de representantes do CDC no anúncio e a falta de consulta ao Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP) geraram críticas de especialistas, que apontam que o processo tradicional de revisão científica foi ignorado.

O movimento reflete a postura de longa data de Kennedy, que, como fundador da organização Children’s Health Defense, tem questionado a segurança e a eficácia de vacinas, embora negue ser antivacina. Durante sua audiência de confirmação no Senado, ele prometeu não alterar o calendário de imunização para garantir o apoio do senador Bill Cassidy, mas, após assumir o cargo, anunciou uma revisão ampla do calendário vacinal infantil, levantando temores de que outras vacinas possam ser alvos futuros. A decisão ocorre em um contexto de crescente ceticismo em relação às vacinas entre setores da sociedade americana, conforme apontado por pesquisas da Gallup, e em meio a cortes de US$ 2 bilhões em programas de imunização, como relatado pela NBC News, o que pode fragilizar ainda mais o sistema de saúde pública.

Gustavo De Oliveira

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.