A Prefeitura de Dourados tem intensificado suas ações de limpeza e manutenção de bueiros para evitar alagamentos durante o período chuvoso. Desde o início do ano, diversos bairros e a região central da cidade já receberam esses serviços preventivos, com o objetivo de reduzir ou prevenir transtornos causados pelas chuvas.
Na noite de domingo (23), a cidade foi atingida por uma chuva de quase 19 milímetros, que durou pouco mais de uma hora e causou alagamentos em várias ruas. Os bueiros estavam cobertos por lixo, como garrafas, sacolas e outros resíduos, dificultando o escoamento da água da chuva.
No sábado (22), o prefeito Marçal Filho acompanhou pessoalmente os serviços de limpeza dos bueiros e de revitalização de pontos de ônibus, ao lado de assessores e voluntários. Durante a ação, ele ajudou a limpar os bueiros no entorno do supermercado Atacadão, destacando a importância de manter a cidade limpa e bonita. “Precisamos fazer de Dourados uma cidade limpa e bonita. Para isso, cada um de nós tem que fazer a nossa parte”, afirmou o prefeito.
O trabalho de limpeza também revelou o acúmulo de folhas de árvore, além de materiais plásticos e outros resíduos que impedem o fluxo adequado da água. Marçal Filho ressaltou a importância da colaboração da população, principalmente no que se refere ao descarte correto de lixo.
O secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, alertou para a necessidade de a população colaborar, afirmando que, além das folhas, os bueiros estavam cheios de resíduos de construção civil e materiais recicláveis. “É fundamental que cada um faça sua parte e ajude a descartar corretamente os materiais”, orientou o secretário.
Além da limpeza dos bueiros, a Secretaria de Serviços Urbanos está realizando uma ação de recolhimento de materiais em desuso nas residências. A ação, que está concentrada esta semana no bairro Jóquei Clube, permite que os moradores coloquem móveis antigos ou objetos não utilizados em frente às suas casas, com o recolhimento feito por equipes da prefeitura. Contudo, restos de construção civil não são permitidos. Na próxima semana, a coleta será realizada em outro bairro da cidade.