As obras do Hospital de Amor em Dourados avançam para a fase final, com inauguração e início dos atendimentos programados para o segundo semestre deste ano. Nesta terça-feira (18), uma comitiva composta por diretores da Sicredi Centro-Sul MS/BA, o prefeito Marçal Filho, representantes da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados (AApoiadores) e o diretor de desenvolvimento institucional do Hospital de Amor, Henrique Moraes Prata, inspecionou as obras, que estão na etapa de construção do contrapiso.
Dourados, como gestor pleno do Sistema Único de Saúde (SUS), contará com o Hospital de Amor para proporcionar mais conforto e qualidade no atendimento aos pacientes da região. O prefeito Marçal Filho destacou a relevância da obra, fruto da colaboração da sociedade, especialmente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, que assumiu a construção de todo o complexo hospitalar. Ele enfatizou a necessidade de engajamento contínuo da comunidade após a conclusão das obras, pois o desafio será manter a unidade, que servirá de referência para 25 municípios.
Marçal Filho também ressaltou a importância de cada setor de saúde oferecer atendimento em suas áreas de especialidade. “O Hospital de Amor é referência no diagnóstico e tratamento de câncer, e precisamos alinhar todos os envolvidos para alcançar nosso objetivo comum: a cura do paciente”, afirmou. Ele mencionou que, neste ano, o Hospital Regional, do Governo do Estado, também será inaugurado e deverá trabalhar em conjunto com o Hospital da Vida, da prefeitura, e o Hospital de Amor.
Henrique Moraes Prata, filho do presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata Junior, assegurou que a tecnologia de ponta utilizada na unidade de Barretos estará presente em Dourados. “Antes, havia preocupação de que as pessoas buscassem atendimento em Barretos, mas, graças à tecnologia, hoje temos o mesmo padrão de atendimento nas unidades espalhadas pelo país”, destacou.
A médica Cristiane Iguma, diretora-presidente da AApoiadores, informou que, após a conclusão das obras, o hospital será equipado com recursos já garantidos por meio de emendas parlamentares. Os cerca de 2.400 atendimentos mensais atualmente realizados pelo Instituto de Prevenção Dourados serão transferidos para o Hospital de Amor. Inicialmente, a unidade focará na prevenção de cânceres de mama, colo de útero, pele e boca, além de oferecer tratamento quimioterápico e diagnósticos por imagem.
Paulo Roberto Neves, presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, expressou orgulho pelo envolvimento da sociedade douradense na realização do hospital, projeto que também conta com o apoio de mais de 150 mil associados. “É uma satisfação fazer parte deste projeto inspirador. Ao percorrer os 38 municípios da nossa área de atuação no Mato Grosso do Sul, percebemos a comoção das pessoas ao falar desse sonho que está se tornando realidade, já que muitas enfrentam a doença”, concluiu.