Assine Agora

Edit Template

Imasul Amplia Capacitação Para Combate A Incêndios Florestais No Mato Grosso Do Sul

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) está reforçando suas ações de combate a incêndios florestais com uma nova capacitação técnica voltada para seus servidores e parceiros. O treinamento, que acontece no Parque Estadual Matas do Segredo, visa melhorar a eficiência na prevenção e combate aos incêndios, além de fortalecer a gestão das unidades de conservação do estado.

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES E PARCERIAS COM MUNICÍPIOS

A capacitação iniciou com 30 servidores, sendo uma ação piloto que agora se expande para mais 30 participantes, incluindo servidores municipais de Costa Rica, onde está localizada a Unidade de Conservação do Rio Taquari. Essa iniciativa demonstra o compromisso do Imasul com a gestão integrada de suas unidades e a proteção do meio ambiente.

O diretor-presidente do Imasul, André Borges, ressaltou a importância dessas ações para melhorar a resposta do estado aos incêndios florestais. “Esse treinamento nos deixa mais preparados para proteger nossos parques e florestas, garantindo que possamos atuar de forma mais eficaz nas épocas mais críticas do ano”, afirmou Borges.

PARCERIA ESTRATÉGICA COM A BRACELL

Uma parte crucial desse projeto é a parceria com a Bracell, uma das maiores empresas de celulose do mundo, que está alinhada com suas metas ambientais por meio de seu programa de sustentabilidade “1:1”. Esse programa estabelece que, para cada hectare de eucalipto plantado, a empresa conserva um hectare de área nativa, demonstrando seu compromisso com a preservação do meio ambiente.

Além disso, a Bracell forneceu equipamentos modernos para auxiliar o combate a incêndios florestais. Entre os itens doados estão sopradores, abafadores, mochilas costais, pinga-fogos e motosserras, destinados aos parques estaduais, como o do Prosa, Matas do Segredo, Rio Taquari e Rio Negro. Esses equipamentos reforçarão a capacidade de combate e prevenção dos incêndios, principalmente nas áreas mais críticas.

TREINAMENTO TÉCNICO PARA UMA GESTÃO AMBIENTAL EFICIENTE

A capacitação, que tem duração de três dias, aborda desde a gestão ambiental até técnicas práticas de combate a incêndios. No primeiro dia, os participantes receberam instruções sobre a fiscalização em unidades de conservação. No segundo, o foco foi em técnicas avançadas de combate aos incêndios florestais, preparando os servidores para lidar com situações reais no campo.

O encerramento do treinamento será marcado por uma reunião do conselho consultivo do Parque Estadual do Prosa, seguido por uma visita técnica ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS). Lá, os participantes terão treinamento específico para o manejo de animais, como ofídeos, em áreas frequentadas por visitantes.

Leonardo Tostes, coordenador da ação, destacou que essa capacitação é parte de um programa contínuo. Em 2024, o Imasul planeja expandir as atividades para o Parque Estadual do Ivinhema, incluindo treinamentos práticos em campo e manejo técnico de fogo. “Estamos preparando nossas equipes para atuar de forma eficaz e garantir a proteção de nossas unidades de conservação”, afirmou Tostes.

MODERNIZAÇÃO ESTRATÉGICA NO COMBATE A INCÊNDIOS

A Bracell, além de contribuir com equipamentos, reforça seu papel como parceira estratégica no fortalecimento da preservação ambiental. Essa colaboração com o Imasul é um exemplo de como o setor privado pode colaborar diretamente para a conservação do meio ambiente.

O investimento em tecnologia e capacitação técnica é uma medida fundamental para enfrentar os desafios crescentes dos incêndios florestais. “Com o apoio da Bracell, estamos mais bem equipados para enfrentar as temporadas de seca e incêndios, garantindo uma resposta rápida e eficaz”, afirmou Thais Caramori, diretora de Desenvolvimento do Imasul.

OPERAÇÃO PANTANAL 2024: PROTEÇÃO ESTRATÉGICA

O Pantanal Sul, uma das áreas mais afetadas por incêndios florestais no Brasil, também tem recebido atenção especial do governo estadual. Desde maio, a proibição total de queimadas está em vigor como uma medida preventiva para conter os danos ambientais no bioma.

A Operação Pantanal 2024 foi desenhada para integrar esforços entre o governo, produtores rurais e a sociedade civil na prevenção de incêndios. Com a modernização dos equipamentos e capacitação contínua dos servidores, o Imasul está mais preparado para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, assegurando a preservação do Pantanal e seus ecossistemas únicos.

Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em proteger o meio ambiente e garantir que o estado esteja preparado para enfrentar incêndios florestais de maneira eficaz e sustentável.

Gustavo De Oliveira

Escritor

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Categoria
  • Ciência
  • Economia
  • Esportes
  • Inteligência Artificial
  • Internacional
  • Mato Grosso Do Sul
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Categoria
  • Ciência
  • Economia
  • Esportes
  • Inteligência Artificial
  • Internacional
  • Mato Grosso Do Sul
  • Polícia
  • Política
  • Saúde

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.