Dourados-MS,
PRINCIPAL OK

Projeto da Guarda Municipal é selecionado em edital do Ministério da Justiça

Politica
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O projeto “Ronda Escolar Comunitária” da GMD (Guarda Municipal de Dourados) foi selecionado na quarta colocação em edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A seleção nacional de projetos recebeu 122 inscrições do Brasil todo. O prêmio no valor de R$ 869.880,00 será investido na compra de seis viaturas, além de datashows e computadores.

“Vamos investir na compra de seis viaturas e na reestruturação do projeto ‘Ronda Escolar Comunitária’, com a compra de datashows e computadores. É um incentivo que irá dar condições de ampliarmos as ações e desempenhar um melhor desenvolvimento das atividades diárias, ofertando equipamentos de qualidade, modernos e confortáveis para os servidores, que aplicarão com uma melhor didática e qualidade na escola atendida. O benefício será para aproximadamente 43 mil crianças e adolescentes, 125 estabelecimentos de ensino, consequentemente alcançando toda a comunidade local”, ressalta a comandante da GMD, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento.

O edital 01/2022 do Ministério da Justiça e Segurança Pública/Secretaria Nacional de Segurança Pública foi publicado em 8 de março de 2022 e visava a seleção de projetos estaduais e municipais, voltados para a prevenção à violência e à criminalidade, em especial ações que envolvam mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

O projeto

“Ronda Escolar Comunitária” é um trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Dourados desde o ano de 1997, através de diversas ações preventivas na comunidade escolar douradense, mostrando-se eficaz por meio dos resultados apresentados entre os anos 2009 a 2019, em que reduziu-se o número de crimes no ambiente escolar.

A proposta é desenvolvida nas escolas municipais e estaduais, com ações preventivas que visam o controle da violência, da criminalidade e da desordem, e que promovam a inclusão e interação com o ambiente escolar, dando condições para uma maior segurança entre as crianças, adolescentes, pais e professores douradenses.

Dentre as ações estão palestras, que são ministradas pela equipe técnica do projeto, que abordam temas como a violência no âmbito escolar e familiar, bullyng, trânsito, meio ambiente e prevenção ao uso de drogas. Outra ação são as rondas constantes no entorno das escolas, reuniões com professores e pais dos alunos, objetivando levar conhecimento e melhorar as relações entre a comunidade local, a escola e a Guarda Municipal.