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Estelionatários usam falso comunicado para aplicar golpes em banco de Dourados

Dourados
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A Polícia Militar descobriu que estelionatários estariam utilizando um falso comunicado da Caixa Econômica Federal para aplicar golpes em Dourados.

Os criminosos enganam as vítimas sobre a necessidade de mudança de senha e sem que elas percebam, trocam o cartão e tomam dinheiro ou fazem compras em nome dos usuários. 

Os criminosos abordam as vítimas após elas realizarem as transações no caixa de autoatendimento. Eles mentem dizendo que o aparelho emitiu o extrato que informa:

“Prezado cliente, evite o cancelamento do seu cartão. Observação: Altere sua senha e letras agora neste terminal”. 

Assim eles se oferecem para auxiliar as vítimas, escolhidas estrategicamente para anular qualquer suspeita de golpe. Os crimes inclusive costumam acontecer nos finais de semana ou períodos noturnos, quando há pouca movimentação nas agências.

No sábado (27) à tarde mesmo, uma idosa de 65 foi enganada por suposto estelionatário. Na tentativa de auxiliar a vítima, o criminoso trocou o cartão da mulher e posteriormente tentou transferir o dinheiro dela para a conta de um indígena, também vítima do autor. 

O QUE DIZ A CAIXA

Dourados News entrou em contato com a superintendência da Caixa em Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande, e foi informado de que a estatal tem buscado monitorar a ação de quadrilhas e auxiliar a atuação dos órgãos de segurança. 

Ainda garantiu que empresa financeira desenvolve estratégias de orientação aos cliente como forma de prevenção ao crime de estelionato. 

Veja o posicionamento na íntegra.
 
"A CAIXA informa que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento da atuação de quadrilhas especializadas, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes.

A CAIXA disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos, por telefone ou presenciais.

Nesses casos, a CAIXA orienta a entrar em contato com sua agência de relacionamento, Centrais de Atendimento Caixa ou para a Ouvidoria (0800 725 7474), informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas. Após análise das contestações e confirmado esse tipo de golpe, é efetuado o ressarcimento aos clientes."