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Facebook atualiza políticas de anúncios para promover diversidade

Facebook atualiza políticas de anúncios para promover diversidade

O Facebook implementou novas políticas referentes à divulgação de anúncios na rede social. A ideia é evitar que anunciantes apliquem restrições à veiculação de propaganda com critérios discriminatórios como raça, origem étnica, status familiar, gênero, identidade de gênero, estado de saúde, país de origem e religião. Ou seja, que façam alguém se sentir discriminado. A iniciativa visa aprimorar uma série de medidas implantadas no ano passado quando foi revelado que quem promovia anúncios na rede social era capaz de direcionar o conteúdo de forma discriminatória.

A partir de agora, quem criar um anúncio no Facebook, verá uma série de avisos alertando para que o conteúdo não diferencie usuários a partir de uma série de critérios, que vão de raça até religião.

Sem racismo na rede social

Antes, por exemplo, um banco poderia anunciar uma linha de crédito apenas para inadimplentes, oferecendo o produto apenas a usuários de determinadas regiões e raça, por exemplo — como se todos os inadimplentes fizessem parte de um grupo específico de pessoas, identificados pela região onde moram ou pela cor da sua pele. Agora, a ideia é coibir esse tipo de estratégia.

Em geral, entre os anúncios que tendem a ser estruturados e veiculados na rede social de forma discriminatória estão os de emprego, os de moradia e os de crédito. Nesses casos, um algoritmo irá analisar o conteúdo, tendo poder de retirar a propaganda do ar, caso detecte que o anúncio rompe com as políticas de promoção à diversidade do Facebook.

Outra medida consiste em material de apoio fornecido pelo Facebook nas suas políticas de uso voltadas para anunciantes. O texto agora reflete de forma mais clara as restrições e busca educar quem faz uso da plataforma para divulgar produtos e serviços para que não crie anúncios discriminatórios.

Vale lembrar que, na prática, essas mudanças são direcionadas para quem usa o Facebook para divulgar produtos via publicidade paga e que talvez os usuários comuns vejam anúncios novos na tela.

O Facebook também tem uma política de comércio que proíbe a venda e o anúncio de uma série de produtos na rede social.

Por: Filipe Garret - Tech Tudo