Dourados,MS
The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

Na saúde prefeitura investe para prestar serviço de qualidade

Na saúde prefeitura investe para prestar serviço de qualidade

Dourados não foge à regra quando o assunto é saúde pública. As dificuldades encontradas em todo o país também têm sido enfrentadas na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. No início da atual administração, a Secretaria Municipal de Saúde se deparou com uma situação que ansiava por melhorias. E o trabalho iniciado tem colhido frutos e plantado boas sementes nestes 100 primeiros dias, no âmbito estrutural, fiscalizatório e de gestão integrada.

Como o objetivo principal da Saúde é preservar a vida, uma das ações imediatas da Secretaria de Saúde já nos primeiros dias de governo foi a efetivação, no Hospital da Vida, de uma equipe para triagem e encaminhamento de potenciais doadores de órgãos. O trabalho já resultou em pelo menos 4 captações de órgãos que beneficiaram pessoas na lista de espera em todo o Brasil.

O secretário Renato Vidigal informou que o Hospital da Vida, polo de atendimento regional, foi beneficiado com o início das obras de ampliação da unidade, que vão proporcionar a abertura de mais 25 leitos.

Na UTI do HV, uma parceria permite a utilização de um sistema de acompanhamento dos pacientes para diagnóstico rápido e mais próximo da precisão. A meta é diminuir riscos e tempo de permanência na internação.

Vidigal lembra que, entre outras ações de estruturação, a Prefeitura de Dourados viabilizou a implantação de desfibriladores nas 47 unidades de saúde. Os aparelhos estavam disponíveis e tiveram a destinação correta e serão usados para identificar potenciais problemas cardíacos. Em parceria, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ministrou curso de manuseio do equipamento.

Dentro destes 100 dias, o Samu completou 9 anos e divulgou o atendimento de mais de 15 mil ocorrências, além de atuação em parcerias, consolidando o trabalho de resgate e conscientização na cidade.

Na área da disponibilização de insumos da saúde, a Prefeitura investiu R$ 1 milhão na aquisição de medicamentos para abastecer os pontos de distribuição, ação iniciada nos primeiros dias e concretizada através de processo licitatório.

Através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o combate a vetores de doenças tem sido intensificados desde os primeiros dias de 2017. O Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, febre chicungunya e zika vírus, tem sido alvo de ações e mutirões nos bairros. Em dois meses, 85 mil imóveis haviam sido visitados.

Articulação inicial da Secretaria de Sáude também permitiu que a Carreta de Barretos realizasse atendimentos com unidade móvel instalada na praça Antonio João.

A consolidação do e-SUS, programa de sistematização do Prontuário Eletrônico do Cidadão, também tem sido ação destes primeiros dias de governo e rendeu, em Brasília, elogios do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em agenda com o ministro, Dourados também garantiu a atualização do pacto da macrorregião, defasado desde 2011.

Não menos importante, uma conquista destes primeiros 100 dias de administração na área da saúde foi o apoio junto ao Ministério da Saúde para garantia da reforma do Pronto Atendimento Médico (PAM) em Dourados. Unidade de atendimento em especialidades, o PAM é uma unidade importante no contexto do serviço de saúde e já recebe o devido cuidado. Emendas junto a parlamentares para custeio da saúde também foram conquistas desta administração dentro de 100 dias.

Além destas importantes conquistas, e o trabalho rotineiro com as campanhas de vacinação, conscientização, o atendimento nas unidades de saúde e UPA (inclusive com a realização de partos emergenciais na unidade), chamamento de concursados e efetivação de ponto eletrônico, um planejamento sério tem sido orquestrado para que o setor da Saúde conquiste em Dourados patamares dignos de atendimento ao cidadão, com qualidade e cuidado, priorizando o Compromisso com as Pessoas.