Dourados-MS,
BANNER 1 - Camra-20-11- (1000X90)

Dourados comemora 85 anos neste domingo

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste domingo, 20 de dezembro, a cidade de Dourados comemora 85 anos de emancipação, a cidade foi elevada à condição de município em 20 de dezembro de 1935, quando pertencia ao território de Ponta Porã. 

Afetada pela pandemia e pelo colapso financeiro da prefeitura, a cidade chega aos 85 anos NO LIMIAR DE UMA ADMINISTRAÇÃO DESASTROSA, que deixou a cidade abandonada. Existe a esperança no alvorecer da administração do novo Prefeito,  que trará novamente, alegria aos moradores do então Patrimônio de Dourados. 

Para os douradenses fica a expectativa de um aniversário diferente em 2021. A esperança para a recuperação da cidade está depositada no novo prefeito que assume em 1º de janeiro. Filho da terra, o advogado e atual vereador Alan Guedes (Progressistas) será o mais jovem a administrar a cidade. Ele completa 35 anos no dia de Natal. 

História – A história de Dourados começou bem antes da criação do município. Dados oficiais revelam que a região que hoje é Dourados começou a ser habitada em 1884, pouco tempo após o fim da Guerra do Paraguai. 

Naquela época a região já era habitada pelos índios guarani-kaiowá, que 150 anos depois resistem, confinados em reservas. Pouco antes de 1900 a região ganhou o nome atual de Dourados. 

 Nesta época, no Distrito Policial de Dourados já residiam 48 Famílias, oriundas de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraguay e principalmente do Rio Grande do Sul.  Em 15 de junho de 1914, Dourados foi elevada a distrito do município de Ponta Porã. Surgia aí o Distrito de Paz de Dourados. 

Após a criação do município em 1935, o primeiro prefeito nomeado foi João Vicente Ferreira. Em 13 de setembro de 1943 foi criado o Território Federal de Ponta Porã pelo presidente Getúlio Vargas, que abrangia os municípios de Dourados, Porto Murtinho, Miranda, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju e Bonito. Ponta Porã era a capital. Entretanto, o território durou apenas três anos e em 7 de janeiro de 1947 foi reintroduzido ao então Estado de Mato Grosso.