Dourados-MS,
Camara- (1000x90)

Hospital da Vida passa a contar com 20 leitos de UTI exclusivos para o Covid 19

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeita Délia Razuk participou na tarde desta sexta-feira (19), em companhia do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e da secretária municipal de Saúde Berenice Machado, do ato de entrega de cinco leitos completos para tratamento do coronavirus no Hospital da Vida. O equipamento faz parte da habilitação de Dourados junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com Mateus Fernandes, diretor administrativo da Funsaud, que administra o HV, hoje são 20 os leitos de UTI, direcionados para a RUE (Rede de Urgência e Emergência). “Estamos recebendo do estado cinco leitos, cinco ventiladores, cinco monitores; temos cinco leitos já montados para a área respiratória. Com isso vamos chegar a 10 leitos para a área respiratória”, disse Mateus, acrescentando que dez leitos da RUE serão convertidos também para a área respiratória. “Com isso o Hospital da Vida passa a contar, já partir de hoje, com 20 leitos para a área respiratória, exclusivos para a Covid 19”, completou.

Com as entregas de hoje, o Hospital da Vida fica com 20 leitos e o Hospital Evangélico passa a contar com dez leitos.

O secretário lembrou que na semana passada o governo entregou, no HU, 10 ventiladores e 10 monitores e, na próxima terça, dia 23, chegam mais 10 leitos completos de UTI, “só dependendo do hospital a contrapartida assumida com o Governo do Estado, que é montar a equipe de Recursos Humanos. Aí serão mais 20 leitos para Dourados”.

A prefeita Délia Razuk fez questão de agradecer ao governo do Estado pelo importante reforço que o Hospital da Vida recebe neste momento de pandemia e destacou a atuação de todos os profissionais de saúde, citando “o Dr. Nasser, que tem conhecimento de todas as nossas necessidades do Hospital da Vida, um hospital pequeno, mas que nos dá muito orgulho, pelos profissionais que aqui trabalham; o Dr. Raul Espinosa, aqui presente, o Dr. Magid, entre outros servidores que são maravilhosos no enfrentamento a essa pandemia que chegou”. A prefeita de Dourados ainda agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja, “que está sempre presente aqui nas ações do nosso município” e, por fim, “mais uma vez, agradecer ao secretário Geraldo Resende a entrega desses equipamentos que são muito bem-vindos”.

Delia aproveitou para pedir a realização de testes rápidos para a Covid, “não só aqui, mas também para outras cidades próximas, porque eles vão dar condições de melhorar o monitoramento daqueles pacientes que forem diagnosticados positivos”.

Geraldo Resende fez um apelo para que todos, profissionais e população, participem de forma positiva, tomando os cuidados necessários, “para que não joguemos fora tudo o que estamos fazendo”. Disse também que “é preciso levar a sério o isolamento social, pois as taxas desse item em Mato Grosso do Sul são horrorosas, até posso dizer, são criminosas, porque a nossa gente está preferindo enfrentar o risco, se esquecendo do confinamento”.