Dourados-MS,
 Camara municipal-principal

Blitz educativa marca início das ações da Agetran no Maio Amarelo

Blitz educativa no prolongamento da Marcelino Pires foi coordenada pela Agetran e teve participação de vários parceiros – A.Frota

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma blitz educativa no prolongamento da Avenida Marcelino Pires, nesta sexta-feira (4), marcou o início das ações coordenadas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados no contexto da campanha Maio Amarelo, que em 2018 tem o tema ‘Nós Somos o Trânsito’.

Com a Agetran à frente, a ação teve a participação do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), Sest/Senat, CCR MS Via, Guarda Municipal e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e centro de formação de condutores Grand Prix.

Foram entregues aos condutores que trafegavam no sentido Dourados-Campo Grande materiais impressos com informações sobre planejamento de viagem, conscientização para vagas destinadas a deficientes (Resolução 304/2008), e orientações a motociclistas, ciclistas, pedestres e motoristas.

Segundo Cristian Lelis, coordenador da equipe de Educação no Trânsito, a principal meta da campanha este ano é a conscientização da população quanto à importância de respeitar as regras e os integrantes do trânsito. “Desrespeito à sinalização e imprudência é a principal causa de acidentes em todo o país. Em Dourados, não é diferente. E não é por falta de campanhas, mas de o integrante do trânsito decidir pela aplicação da educação”, disse.

O agente destaca que 90% dos acidentes de trânsito no mundo tem relação com falha humana, o que reforça a importância do tema de 2018. “A ênfase dada à educação faz parte de toda a nossa programação este ano. Estaremos com várias ações em escolas e empresas, e contando até mesmo com colaboração de concessionárias de veículos, para que sejam levados ensinamentos importantes”, disse.

 PROGRAMAÇÃO

Blitz educativa no prolongamento da Marcelino Pires foi coordenada pela Agetran e teve participação de vários parceiros – A.Frota

Segundo a programação do Maio Amarelo 2018 em Dourados, nesta primeira semana foram feitas as decorações referentes à campanha em pontos de visibilidade com a instalação do laço amarelo nos principais pontos da cidade, além da blitz na Marcelino.

Na próxima semana, de 7 a 11 de maio, haverá diversas atividades e palestras com concessionárias, centros de formação de condutores e empresas. No dia 8, terça-feira, haverá palestra na associação dos despachantes e blitz educativa em frente à agência do Detran em Dourados.

No dia seguinte, quarta-feira (9), haverá atividade com a Guarda Mirim em frente ao Estádio Douradão, a partir de 15h.

Na terceira semana, de 14 a 18 de maio, mais palestras ocorrem nas escolas e universidades com as instituições parceiras, entre elas o Sest/Senat, Bombeiros, Polícia Militar, Detran, Guarda Municipal e Samu.

No dia 15, terça-feira, mais uma blitz educativa acontece em Dourados. Será na rua Hayel Bon Faker com a rua Adroaldo Pizzini, a partir de 9h.

Na quarta-feira (16), haverá atividade de educação de trânsito no Parque de Exposições e atividade com a Guarda Mirim. A partir das 15h haverá blitz educativa em frente ao restaurante Quêrencia (trevo da Bandeira).

Na quarta semana, de 21 a 25 de maio, haverá trabalho de divulgação do Maio Amarelo com a parceria do comércio de Dourados, através da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

No dia 23 de maio acontecerão palestras nas escolas municipais com a Guarda Mirim. No dia 25, blitz educativa a partir das 9h no posto da Polícia Rodoviária Federal, saída para Campo Grande.

Na quinta semana, de 28 a 31 de maio, haverá blitz educativa com abordagem de motociclistas no posto da PRF (dia 28), a primeira Expotrânsito, com exposição de cenários que retratam o tema trânsito na praça Antônio João (dia 30) e encerramento solene do Maio Amarelo com revoada de balões, a partir de 15h.