Dourados-MS,

Jardim Canaã III recebe mutirão “Sábado sem Mosquito”

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Dourados inicia neste sábado, 8, a série de mutirões da campanha “Sábado sem Mosquito”. O primeiro mutirão será realizado no bairro Jardim Canaã III, com início às 8 horas da manhã.

A ação será desenvolvida conjuntamente pelas secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e o Imam (Instituto do Meio Ambiente) e tem por objetivo eliminar focos de procriação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya no Município.

Outros bairros de Dourados serão selecionados para receber o mutirão, conforme o índice epidemiológico, dando prioridade aos bairros com mais notificações e confirmações positivas de doenças.

Em 2019 foram realizados 17 mutirões, com mais de 25 mil imóveis trabalhados e mais de 500 toneladas de entulhos retirados. Cada mutirão envolveu, em média, 100 pessoas.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a situação em Dourados foi alarmante no ano passado, com quase seis mil casos de dengue, sendo 3.663 positivos e oito óbitos, além de dois casos positivos da Zika e dez casos positivos de febre chikungunya. À época, 80% dos focos do mosquito foram encontrados nas residências.