Dourados-MS,

Canteiro de obras para ampliação do Aeroporto começa a ser preparado

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Militares do 9° Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro estão iniciando as atividades de terraplanagem do canteiro de obras do espaço onde será construída a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados.

A pista passará de 1.950 para 2.240 metros de comprimento e de 30 para 45 metros de largura, com investimentos estimados inicialmente em R$ 49 milhões, incluindo ainda a ampliação do terminal de passageiros.

Em entrevista concedida recentemente ao Dourados News, o general da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados, Eduardo Tavares Martins, ressaltou a importância da atividade do Exército na execução da obra e contou que a companhia responsável, sediada em Cuiabá (MT), continua remanejando pessoas e maquinários para obra.

“Nós já começamos o trabalho de terraplanagem do canteiro de obras do aeroporto e vamos seguir um calendário de execução. Mas ainda está muito cedo para dizer exatamente quando vamos terminar”, comentou. 

A informação sobre a situação da ampliação do Aeroporto de Dourados foi confirmada pelo diretor aeroportuário, Juliano de Almeida Domingos. Porém, não há previsão de finalização da atual atividade nem das atividades que devem iniciar após esta primeira fase. 

HISTÓRICO

Os trâmites da reforma do Aeroporto começaram em dezembro de 2012, quando Dourados foi incluída no ‘Programa de Investimentos de Logística: Aeroportos do Governo Federal’, com investimentos federais firmados pela SAC (Secretaria da Aviação Civil) que inclui novo aeroporto, pista, pátio, terminal, sala de desembarque e embarque, e torre de controle.

Apesar disso, só em 2018 que os projetos e reconhecimentos da área foram realizados.

Em outubro de 2019 comandantes da companhia vencedora da licitação realizada pelo próprio Exército estiveram em Dourados para fazer uma visita, conhecer a área e verificar detalhes técnicos referente a ampliação.