Dourados-MS,
 Camara municipal-principal

Prefeita Délia é recebida com festa pela comunidade indígena

Prefeita Délia Razuk participa de comemorações do dia do índio na reserva de Dourados – A. Frota

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As comemorações pelo dia do índio (19) na Reserva Indígena de Dourados contaram com várias atividades e a presença de autoridades. A prefeita Délia Razuk participou das ações em vários espaços da aldeia Bororó. No Cras (Centro de Referência da Assistência Social), atividades culturais e de lazer, além de serviços gratuitos foram oferecidas aos participantes.

A Secretaria de Assistência Social apoiou o evento no Cras e entre as ações ocorreram cortes de cabelo, orientações nutricionais, orientações quanto à saúde bucal, distribuição de kits de higiene bucal elaborados pela Secretaria de Saúde, e a entrega de mudas e de sementes de milho para os produtores, esta direcionada pela Secretaria de Agricultura Familiar.

A prefeita Délia Razuk foi recebida com festa e homenageada pela comunidade. Ela destacou a satisfação em participar das ações, a importância do trabalho dos lideres indígenas e o trabalho do Executivo para que a reserva se desenvolva positivamente.

“Estou muito orgulhosa de estar aqui nesse dia com vocês; sei que é um dia muito especial para nós, para toda a comunidade. Quero parabenizar as lideranças indígenas, que também intermediam o trabalho público para nossa aldeia. Tenho um carinho muito especial pela nossa reserva e tenho propósito de continuar trabalhando para que ela seja referência nacional e tenha como destaque a luta de todos; as raízes, as coisas boas daqui, a produção e outras oportunidades”, disse.

O secretário Landmark Rios destacou na oportunidade, que o Cras tem desenvolvido atividades constantes com a comunidade, com ênfase nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, e que foram estruturadas oficinas de circo, música, teatro que acontecerão até dezembro com foco no desenvolvimento em especial dos jovens.

Prefeita Délia Razuk participa de comemorações do dia do índio na reserva de Dourados – A. Frota

O coordenador do Cras da aldeia Bororó, Keneddy de Souza Moraes, disse que a data é também marco de “reflexão”. Ele pontuou o dia como de grande importância para a comunidade e um dia para reforçar a cultura local. Afirmou que a prefeita Délia Razuk tem se mostrado sensível às demandas locais e encaminhado serviços das secretarias de obras, saúde, educação, agricultura familiar para atender a população indígena.

Ambrósio Ricardo, líder indígena, também pontuou que a população tem sido atendida pela Prefeitura de Dourados e disse que acredita “que ainda muito poderá ser feito pelo trabalho da prefeita”.