Dourados-MS,
Prefeitura1

Cemitérios públicos são preparados para receber mais de 30 mil pessoas no feriado

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Faltando 10 dias para o feriado de finados, 2/11, os dois cemitérios municipais de Dourados são preparados para receber público estimado em 30 mil pessoas.

Com cerca de 50 mil corpos enterrados em uma área de 12 hectares, o Santo Antônio de Pádua e o Bom Jesus recebem limpeza da área entre os túmulos e corredores por parte da Prefeitura de Dourados.

Além disso, tem também quem contrate ou vá pessoalmente fazer a limpeza. A douradense Máira Henrique Ribeiro, de 56 anos, moradora no Roma I, presta esse tipo de serviço há 15 anos.

Em entrevista ao Dourados News na manhã deontem (22), ela conta que possui uma boa cartela de clientes, são cerca de 25 túmulos por mês. Neste período ela intensifica os trabalhos para atender todos os pontos.

Tímida e sem muito tempo para conversar, Máira contou que foi com esse trabalho que ela ajudou o esposo, hoje aposentado, a criar os filhos. Todos agora já estão casados e com a vida feita.

Questionada sobre o estigma de trabalhar em cemitérios, a prestadora garante não ter problema com isso. “Nunca me aconteceu nada de diferente. Já são 15 anos nesse trabalho”, conta.

Segundo o diretor do cemitério, Ronner Romeiro, já não há mais espaço para novas sepulturas. “Só é possível enterrar aqui quem já tiver familiar sepultado. Caso contrário não é possível. E ainda se o túmulo for direto na terra, é preciso remover os restos mortais e construir gavetas de concreto”, conta.

Ronner orienta também que os familiares com entes sepultados no cemitério tenham mais frequência e cuidado com a manutenção dos túmulos. Ele conta que muitos deixam para visitar o local apenas no feriado e aí acabam encontrando um cenário lamentável de deterioração na estrutura.