Dourados-MS,
Outubro_rosa

Eleições para Conselho Tutelar acontecem no próximo domingo

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A eleição para Conselho Tutelar acontece no próximo domingo, dia 06 de outubro, em todo país. Em Dourados a votação acontece das 8 às 17 horas. Todos os eleitores estão aptos a votar. A participação é facultativa.

A eleição para conselheiro tutelar em Dourados conta com 30 candidatos disputando as 20 vagas – cinco titulares e cinco suplentes para o Conselho Tutelar Centro e cinco titulares e cinco suplentes para o Conselho Tutelar Leste.

Poderão votar na escolha dos conselheiros tutelares todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município de Dourados e que estejam quites com as obrigações eleitorais.

Importância

Previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar desempenha um papel de extrema responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos.

O eleitor pode votar em apenas um dos candidatos. Todas as pessoas a partir de 16 anos, que tenham inscrição correspondente às zonas eleitorais, podem votar nos candidatos a conselheiro, por meio de voto universal, direto, secreto e facultativo.