Dourados-MS,
Câmara_novo

Vacinação contra a gripe atinge 64% e Saúde convoca grupos prioritários

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza completa um mês na próxima quarta-feira (15) e registra nesta segunda-feira o índice de pouco mais de 64% de cobertura vacinal no total geral de doses aplicadas. Restando duas semanas para o fim da campanha, a Prefeitura de Dourados, através do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, convoca os integrantes dos grupos prioritários para procurarem os postos e se vacinarem.

Da população total estimada em 76.629 pessoas, inclusas nos grupos prioritários, foram 49.535 doses aplicadas. Segundo Edvan, os idosos “estão de parabéns”, uma vez que o grupo prioritário atingiu 83,96% de cobertura, com 15.307 doses aplicadas das 18.231 esperadas.

O grupo de crianças (17.910) teve 10.945 doses aplicadas, algo em torno de 61%. Entre os indígenas (16.376), foram 10.775 doses aplicadas, ou 65,8%.

O grupo dos professores do ensino básico e superior teve 1.963 doses aplicadas, de 3.736 esperadas, ou 52,5%. Mesmo índice de pessoas do grupo ‘comorbidades’ somam 13.169, e 6.936 doses foram aplicadas. Com o menor índice, o grupo de trabalhadores da saúde (7.545) teve 3.618 doses aplicadas, 47,95%. Gestantes e puérperas estão com 51% e 49% de cobertura, respectivamente.

O gerente do Núcleo, Edvan Marcelo Morais Marques, lembra que é importante que as pessoas se imunizem antes dos dias mais frios. Edvan destaca que o grupo de trabalhadores em saúde está abaixo do índice esperado, e que é importante que esta parcela se empenhe em regularizar a situação.

“A Prefeitura, com o apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do disponibiliza dias e horários especiais de vacinação em duas unidades de saúde com vistas a ampliar a cobertura da campanha de vacinação principalmente àquelas pessoas que não podem ir nos horários normais”, disse.

Além do atendimento normal em todos os postos de saúde, na UBS do Parque das Nações II e na Seleta, a vacinação acontece das 19h às 22h em dias específicos. Nos dias 14 e 16 as duas unidades farão o trabalho no horário especial. Nos dias 21, 23, 28 e 30 de maio apenas a Seleta terá vacinação entre 19h e 22h.

Estão inclusos nos grupos prioritários para receber as doses as puérperas (que deram à luz recentemente), trabalhadores em saúde, professores, população indígena com idade a partir de 6 meses, idosos com idade a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Para receber a vacina, as pessoas inclusas nos grupos prioritários devem procurar os postos de saúde da sua região, com documento de identificação, sendo que os portadores de doenças crônicas devem levar atestados devidos, e cartão de vacinação para gestantes ou crianças.

A campanha seguirá até o dia 31 de maio.