Dourados-MS,
CMD-DROGAS

Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo começa Segunda (6)

Ministério Saúde Campanha de vacinação contra sarampo e pólio tem como público-alvo crianças com idade entre 1 e 5 anos

Dourados
Fonte
  • Extra-Pequena Pequena Media Grande Extra-Grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde dá início à campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo no próximo dia 06, em Dourados. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município disponibilizarão as doses de vacina e o direcionamento da Prefeitura de Dourados, conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde é atingir 95% do público alvo, que são crianças de 1 a 5 anos de idade.

Serão ao todo 12 mil doses disponíveis para a população douradense. Os pais ou responsáveis devem procurar as dosagens para as crianças até o dia 24 de agosto, prazo estabelecido pelo Ministério para o final da campanha.

Carla Ribeiro, gerente do Núcleo de Imunização cita que as crianças devem tomar a vacina contra poliomielite aos dois meses, quatro meses e seis meses de vida e posteriormente com a idade de um ano e três meses. No caso da vacina de sarampo, crianças com um ano de idade devem receber a dose tríplice viral e com a idade de um ano e três meses a dose tetra viral.

Ao procurar a unidade de saúde mais próxima para a vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinas dos menores. “É importante estar com a caderneta em mãos para a conferência das doses ministradas e as que ainda precisam ocorrer”, explica a gerente.

Além da disponibilização nos postos de saúde, um dia “D” da campanha, com a abertura de um posto volante, está sendo analisado pelo Núcleo.

A gerente explica que casos de sarampo ocorreram em Roraima e Manaus. Quanto à poliomielite, o Brasil não registra casos há muitos anos. No entanto, mesmo que na região as doenças estejam sob controle a prevenção é indispensável para que não haja casos.

“A poliomielite tem registros em outros países e muitos vêm de fora, então tem que se prevenir. As doses contra o sarampo também são importantes, não podemos deixar que a doença chegue”, cita.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

A população deve procurar as doses a partir de segunda-feira, dia 6, nas 45 unidades básicas de saúde de Dourados, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.

MOBILIZAÇÃO

O Núcleo de Saúde conta com a mobilização em conjunto com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e o Rotary de Dourados.

Tem sido realizada a conscientização sobre a importância das dosagens com os educadores na Rede Municipal de Ensino para que incentivem as crianças e responsáveis a procurarem a prevenção. O intuito é reforçar a adesão da Campanha no município.