Dourados-MS,
CMD-2

Na madrugada desta sexta-feira (22) um menino de 11 anos, que estava internado no Hospital Universitário de Dourados, morreu em decorrência de dengue hemorrágica. 

A criança estava no hospital desde a manhã de ontem. Segundo a assessoria do HU, ele chegou em estado grave e muito debilitado. Ficou na UTI o dia todo, até que às 3h35 de hoje não resistiu e morreu após parada cardiorrespiratória.

Nas redes sociais amigos da família lamentaram o ocorrido e reforçaram a necessidade de conscientização do combate contra a dengue. O colégio em que o garoto estudava divulgou pesar e suspendeu as atividades nesta sexta-feira. 

Ontem, nas redes, internautas se mobilizaram para doação de sangue ao garoto. A mensagem replicada em dezenas de perfis anunciava a internação em estado gravíssimo da criança, sob a necessidade de doação de sangue B+ ou O-.

Dados da dengue

Somente nesses três primeiros meses do ano, a dengue já afetou 5.897 pessoas em Mato Grosso do Sul. A maioria se concentra em Campo Grande, com 4.028 casos confirmados, e Três Lagoas com 1017. 

Dourados já contabiliza 185 casos confirmados. A segunda maior cidade do interior mantém média incidência da doença. Conforme o levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, são 481 casos notificados da doença.

Em todo o Mato Grosso do Sul, são mais de 14 mil notificações. 

Usina, que pertenceu à família Bumlai, tem potencial para moer quatro milhões de toneladas - Foto: Arquivo/Correio do Estado

Após duas tentativas infrutíferas, o processo de venda da Usina São Fernando, em falência desde junho de 2017, poderá ser retomado a partir deste ano. De acordo com informações da Vinícius Coutinho Consultoria e Perícia (VCP), que administra a massa falida da unidade sucroalcooleira desde junho de 2017, a Justiça concluiu o julgamento de embargos que barravam a operação, a ser realizada por meio de contratação de uma empresa especializada. Com a autorização judicial, a consultoria poderá dar continuidade ao procedimento de venda.

Uma vez fechado o contrato, a empresa responsável pela venda da São Fernando fará levantamento da situação do patrimônio e também a atualização do valor de avaliação. Pelo último trabalho, realizado pela própria consultoria à época em que a Justiça decretou falência da Usina São Fernando, o montante estava em R$ 716.192.500,00. Ainda não há prazo estimado para a conclusão do processo de venda, já que a decisão judicial é muito recente, segundo a VCP.

“Atualmente, a Usina São Fernando está funcionando para manter as despesas, para o pagamento dos funcionários, que está em dia, e para evitar que o maquinário, equipamentos e demais bens sejam degradados”, informou a administradora judicial. 

 

Correio do Estado

Foto - Divulgação

Através do Decreto nº 1644 de 25 de fevereiro de 2019, fica declarado “ponto facultativo nas repartições públicas municipais” nos dias 4, 5 e 6 de março, conforme o que rege o inciso II do art. 66 da Lei Orgânica do Município, e considerando a tradicional comemoração do carnaval, este ano, marcado para o dia 5 de março.

O decreto traz ainda que os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente durante o período. Assim, as escolas devem retomar as aulas no dia 7 de março, quinta-feira, mesmo dia de retorno do funcionamento da Secretaria Municipal de Educação.

A Unidade Pronto Atendimento (UPA) funciona normalmente, assim como o Hospital da Vida. As Unidades Básicas de Saúde reabrem no dia 7 de março, e o atendimento deve ser encaminhado para a UPA. A coleta do lixo, segundo informação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, será feita normalmente nos dias da próxima semana.

Foto - Divulgação

O Carnaval é celebrado no Brasil, dia 05, próximo, e a data costuma trazer as famosas “pontes” em instituições públicas e privadas.  Em Dourados, postos de saúde estarão fechados, de segunda-feira (04) a quarta-feira (06) bem como as agências bancárias. O comércio terá horário variado e esse será definido de acordo com os gerentes/ proprietários. 

Nas unidades escolares, o calendário de cada instituição deve ser informado aos pais/responsáveis. 

A coleta de lixo não terá pausa nos serviços e atenderá conforme horário já costumeiro nos bairros. 

Confira o horário das instituições/ serviços em Dourados.  

Comércio

As lojas do comércio na área central de Dourados abrirão conforme definição entre funcionários e os lojistas. Conforme o Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados) pelo fato da data ser considerada ponto facultativo não é estabelecido a obrigatoriedade de fechamento. 

Shopping 

No Shopping Avenida Center, na data ‘oficial’ do Carnaval, 05, o horário será diferenciado. Conforme o Sindicom, as lojas atenderão das 14h às 20h. A Praça de Alimentação funcionará normalmente das 10h às 22h. O cinema divulga os horários de cada atração na página oficial do estabelecimento. 

Agências Bancárias

As agências bancárias não abrirão segunda-feira (04) e terça (05). Na quarta (06), conforme informou o Sindicato dos Bancários, o atendimento ao público terá início às 12h e segue até às 15h. 

Postos de Sáude

Os postos de saúde não abrirão para atendimento de segunda-feira (04) a quarta-feira (06). O ponto facultativo nas repartições públicas municipais foi definido em Decreto da administração municipal. 
Quem precisar de atendimento médico deverá se dirigir a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O Samu (Serviço Móvel de Urgência) manterá os serviços normalmente. 

Hemocentro 

O Hemocentro Regional de Dourados atenderá neste sábado (02) das 07h às 13h. Na próxima semana, a unidade atenderá a partir da quinta-feira (07), das 07h às 13h. 

A direção informou que todos os tipos de sangue são necessários, no entanto, os tipos O-, B-, AB- ou AB+ encontram-se em menor estoque. 

Mais Artigos...